Pular para o conteúdo principal
Postado em ter, 04/17/2018 - 10:39

Evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na CAMARIG

 

As Voluntárias Cisne Branco, seccional Rio Grande, em ação conjunta com o Comando do 5º Distrito Naval comemoraram, no dia 8 de março, na Casa do Abrigo do Marinheiro de Rio Grande, o Dia Internacional da Mulher.

Na ocasião, o Vice-Almirante José Renato de Oliveira, Comandante do 5º Distrito Naval, proferiu algumas palavras em homenagem à data. Logo em seguida, foi realizada a leitura do texto sobre a mãe do Imperial Marinheiro Marcílio Dias, Senhora Pulcena Dias, pela Capitão de Mar e Guerra (T) Rozanne Hermann Antunes Gomes, militar do sexo feminino mais antiga na área do Com5ºDN. Após a leitura do texto, os capelães navais realizaram uma benção ecumênica.

A Diretora das VCB Seccional Rio Grande, Sra. Sandra Pereira Soares, em sua fala, destacou também as esposas e dependentes dos militares, recém-chegadas à cidade, dando-lhes as boas-vindas e oferecendo-lhes um livreto com informações e telefones úteis para a estada na cidade. Nesta ocasião, a Sra. Sandra apresentou os projetos previstos para o ano de 2018, dando ênfase às atividades junto à família Naval. Dentro do cronograma foram apresentados o total de 25 projetos, destacando-se, por exemplo:

- Obra do Berço, com a entrega de um enxoval aos militares MN e CB por ocasião do nascimento de seus filhos;

- Oficinas de culinária;

- Bazares beneficentes;

- Eventos em comemoração à Páscoa, Dia das Mães, Festa Julina e Dia das crianças;

- Treinamento para defesa pessoal destinado às mulheres;

- Palestras e oficinas diversas;

- Incentivo à leitura por meio do projeto Livro em movimento;

- Palestras motivacionais com atletas Olímpicos e Paraolímpicos;

- Um dia como Marinheiro, divulgando para as crianças o trabalho realizado pelos militares;

- Formação de coral para terceira idade;

- Aulas musicais para jovens;

- Elaboração de um Livro de Poesias; e

- Realização de uma peça teatral para jovens, filhos de militares e também adolescentes da comunidade local.

Durante o encontro, foram realizadas palestras sobre os temas Empoderamento da Mulher, Dietas da Moda e Design de Moda.

O evento, destinado às militares do Com5ºDN, às esposas e dependentes de militares, contou ainda com um desfile de moda, exposição de stands das empresas Outlet, Espaço Única, Cacau Capas, Divino Garimpo e Mary Kay. Também foram  realizados diversos sorteios com distribuição de brindes ofertados pelas empresas parceiras e a entrega de um presente a cada participante, fornecido pelas VCB. Ao término, foi realizada entrevista com uma das alunas que participam do projeto de música para crianças e adolescentes. Finalizando o evento, a banda Fuzipampa abrilhantou o dia com uma belíssima apresentação, enquanto as participantes desfrutavam de uma aconchegante confraternização.