Pular para o conteúdo principal
Postado em seg, 12/02/2013 - 08:10

No dia 16 de maio, realizou-se na Ares Galera, Clube dos Oficiais da Sede do 5º Distrito Naval, a reunião de boas vindas às Voluntárias Cisne Branco (VCB). A reunião foi iniciada pela Diretora Seccional das VCB no 5ºDN, Dona Vera Lúcia Afonso Ramos, que agradeceu a presença de todas, ressaltando a significativa importância de cada uma para a concretização das ações das VCB no âmbito regional, a fim de promover melhor adaptação das esposas dos praças e demais dependentes, às características da região. 

Dando prosseguimento, a Capitão-de-Fragata (T) Sandra Maria de Souza Pio, Encarregada do Núcleo do Serviço de Assistência Integrada ao Pessoal da Marinha, ministrou uma palestra sobre o Abrigo do Marinheiro, onde estará inserido o Departamento das VCB, sobre o trabalho desenvolvido na região e as potenciais demandas. 

Na oportunidade, a Primeira-Dama do Município, Srª Luciane Compiani Branco, relatou às voluntárias a sua experiência na ONG “Gente em Ação”, fundada por ela, quando atuou no primeiro exercício do atual prefeito Fábio Branco, em 2002, promovendo a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, por meio da parceria com empresas e instituições locais. A ONG oferece cursos, oficinas e palestras às pessoas selecionadas pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura para recebem treinamento e profissionalização. A Srª Luciane destacou também as características importantes e necessárias para uma pessoa ser voluntária: amor, dedicação, paciência e perseverança. 

Ao final do encontro, foram discutidas alternativas e propostas de trabalho para as VCB, no sentido de promover atividades ocupacionais como cursos profissionalizantes, culinária, atividades com artesanato, dentre outras.