Pular para o conteúdo principal
Postado em seg, 11/18/2013 - 09:59

Pesquisas apontam um crescimento da população de terceira idade no Brasil. Assim, é extremamente importante voltar os olhos à qualidade de vida desse público sênior. Segundo a Organização das Nações Unidas, o Brasil já é o sexto país do mundo em maior número de idosos, com crescimento na ordem de 3,2% ao ano.

A transição de um período ativo para outro, sem motivações objetivas e reconhecimento social, além das exteriorizações físicas do envelhecimento, propiciam a perda da autoestima desses indivíduos. Com a mentalidade de minimizar os impactos dessa transição, as Voluntárias “Cisne Branco”, seccional Rio Grande, desenvolveram o Projeto “Reserva - Melhor Idade”, que tem como objetivo o desenvolvimento de ações voltadas aos inativos na terceira idade, visando ao aumento da autoestima e ao bem-estar dos militares da reserva, proporcionando, também, crescimento e fortalecimento pessoal, por meio de atividades físicas, esportivas, culturais e educativas.

A primeira edição do Projeto reuniu um grupo de 35 integrantes em cinco encontros, realizados quinzenalmente. Os encontros foram agendados com temáticas e objetivos específicos que trataram de assuntos diversos, sempre com foco na qualidade de vida. “Me sentia esquecido depois que fui para a reserva. Foi importante reencontrar antigos colegas de farda e poder dividir com eles as mudanças que acontecem com a gente e discutir como podem ser encaradas de maneira física e mentalmente mais saudável”, destacou Adão Machado, 65 anos.

Além de palestras e debates, foram realizados passeios, com destaque para o sucesso da visitação à Corveta Imperial Marinheiro. “A melhoria da autoestima do grupo foi reflexo de um trabalho de resgate das lembranças do passado, de reviver momentos especiais no convívio de colegas que tiveram em comum anos de dedicação à Marinha do Brasil, resultando no incremento dos encontros sociais, atividades físicas, debates sobre sexo na terceira idade, alimentação saudável, ou seja, tudo que poderia promover maior qualidade de vida àquele grupo”, exemplifica a Diretora das VCB - seccional Rio Grande. A segunda edição do projeto está agendada para o segundo semestre de 2013.