Pular para o conteúdo principal
Postado em ter, 08/27/2019 - 17:21

“Hoje, 28 de agosto, celebramos o Dia Nacional do Voluntariado e a Marinha do Brasil tem muito a agradecer a um determinado grupo de pessoas. Mulheres e homens que, voluntariamente, por meio de trabalho presencial, à distância ou com doações, contribuem para facilitar a vida do mar de pessoas que formam a Família Naval”. Assim, o Comandante da Marinha agradeceu aos voluntários do Departamento VCB, em nota oficial publicada no Boletim de Ordens e Notícias da Marinha do Brasil, no dia 28 de agosto de 2019.

O Dia do Voluntariado foi instituído há 34 anos, por uma lei, com o intuito de estimular o trabalho voluntário no País. De lá para cá, o voluntariado foi ganhando força e, cada vez mais, é visto como ferramenta estratégica em grandes empresas de todo o mundo. Acompanhando essa tendência, desde o início deste ano, o Departamento VCB vem realizando mudanças em sua administração com o intuito de fortalecer o trabalho voluntário no MB, voltado exclusivamente para atender a Família Naval.

Na manhã no dia 28, a Diretora do Departamento, Sra. Leoniza Barbosa, assinou a nova norma interna (NORINT) do Departamento, cujo objetivo é estabelecer critérios mais definidos sobre capacitação, captação e valorização de voluntários. A entrada da Sra. Leoniza na função, em janeiro deste ano, também marcou uma maior aproximação da Diretoria Social do Abrigo do Marinheiro com a Diretoria de Assistência Social da MB (DASM), com o intuito de trabalhar de forma mais integrada e em atendimento às reais demandas sociais de militares, servidores civis, dependentes e pensionistas.

Por todo o Brasil, as Seccionais VCB irão celebrar a data com diferentes tipos de comemoração, adequadas às suas localidades e com o objetivo de agradar as peças chaves do nosso Departamento: nossos voluntários.