Pular para o conteúdo principal
Postado em sex, 11/06/2015 - 06:55
Seccional

 

Em busca de estimular o gosto pela matemática entre as crianças atendidas pela Casa de Apoio Escolar (CAE), as Voluntárias Cisne Branco (VCB) Seccional Manaus, desenvolveram, ao longo do ano, o Projeto Olimpíada de Matemática, que visa além do ensino da disciplina, integrar os alunos, incentivando-os a competir com espírito de fraternidade e oportunizar a troca de conhecimentos e vivências.
No dia 17 de setembro de 2015, as crianças de 8 e 9 anos do turno vespertino da Sala Navalzinho participaram das primeiras competições e receberam premiações e certificados de participação.
Por meio da temática “Brincando eu aprendo as quatro operações!”, as crianças são estimuladas à aprendizagem dos conteúdos matemáticos com atividades lúdicas.
Roda de conversa acerca do tema; atividades lúdicas envolvendo as quatro operações; exercícios complementares para verificação da aprendizagem; jogo de pergunta e resposta; e situações-problema são algumas das estratégias realizadas pelo projeto.
 
A Olimpíada de Matemática é um tipo de jogo, que traz consigo elementos relacionados à competição entre equipes, assumindo um caráter esportivo e cultural. A realização da Gincana de Matemática como estratégia de aprendizagem é um exemplo de como Matemática e a felicidade podem andar juntas. O uso de jogos e desafios, são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático.

Em busca de estimular o gosto pela matemática entre as crianças atendidas pela Casa de Apoio Escolar (CAE), as Voluntárias Cisne Branco (VCB) Seccional Manaus, desenvolveram, ao longo do ano, o Projeto Olimpíada de Matemática, que visa além do ensino da disciplina, integrar os alunos, incentivando-os a competir com espírito de fraternidade e oportunizar a troca de conhecimentos e vivências.

No dia 17 de setembro de 2015, as crianças de 8 e 9 anos do turno vespertino da Sala Navalzinho participaram das primeiras competições e receberam premiações e certificados de participação.

Por meio da temática “Brincando eu aprendo as quatro operações!”, as crianças são estimuladas à aprendizagem dos conteúdos matemáticos com atividades lúdicas.

Roda de conversa acerca do tema; atividades lúdicas envolvendo as quatro operações; exercícios complementares para verificação da aprendizagem; jogo de pergunta e resposta; e situações-problema são algumas das estratégias realizadas pelo projeto. 

A Olimpíada de Matemática é um tipo de jogo, que traz consigo elementos relacionados à competição entre equipes, assumindo um caráter esportivo e cultural. A realização da Gincana de Matemática como estratégia de aprendizagem é um exemplo de como Matemática e a felicidade podem andar juntas. O uso de jogos e desafios, são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático.