Pular para o conteúdo principal
Postado em sex, 05/29/2020 - 12:38

Com a implantação da medida de distanciamento social, em função da pandemia de COVID-19, o Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro em Brasília (DRAMN-BSB) realizou, no final de abril e em maio, três oficinas de culinária on-line, do projeto social Capacitar.

A primeira, com o tema Hamburgueria, foi conduzida pela voluntária Yara Cabral; a segunda, de Bolo na Taça, pelos confeiteiros Rodrigo Menezes e Kamila Rocha, que foram convidados pela Seccional Brasília do Departamento Voluntárias Cisne Branco (VCB); e a terceira, Pizzas, pela voluntária Pollyanna Serrano.

Hamburgueria – na oficina, que contou com mais de 50 participantes, a voluntária ensinou quatro tipos de hambúrgueres artesanais: blend de patinho e filé mignon suíno, filé mignon bovino, frango e vegano. Yara repassou o que aprendeu em cursos de gastronomia de diferentes instituições, que participou no passado e, segundo ela, a oficina fez bem para ela e para os participantes. “Foi uma experiência muito boa, porque tive a oportunidade de passar o que aprendi para outras pessoas. O fato de ter sido a primeira oficina de gastronomia on-line foi o grande diferencial neste momento de distanciamento social. Foi motivador e o grupo era maravilhoso, muito interessado e acolhedor. Isso nos aproximou de alguma forma e no final ainda fizemos trocas de receitas”, afirmou. 

Além de atender ao propósito do projeto Capacitar, que é ensinar para possibilitar a geração renda extra para dependentes de militares, durante a pandemia as oficinas on-line se tornaram um grande atrativo para os voluntários. Destaca-se, ainda, a troca de conhecimento e criação de laços de amizade com os participantes, e o empenho dos voluntários na produção dos vídeos, pensando no roteiro e formas de gravar e editar.

Bolo na Taça – nessa oficina, que reuniu cerca de 70 usuários, os convidados, além de explicarem o passo a passo da receita, adicionaram um conteúdo extra: precificação. Os confeiteiros ensinaram como calcular os gastos, inclusive a mão de obra, já incluindo no valor final do produto a despesa e o lucro. Rodrigo contou que foi a primeira vez que o casal deu aula nesse formato, que ele definiu como “divertido, curioso e desafiador”. O confeiteiro explicou, ainda, que o objetivo era transmitir as informações de forma direta e clara para que os alunos conseguissem executar a receita e, segundo ele, o resultado foi melhor que o esperado. “Ficamos muito felizes pelo feedback dos alunos! Pelas perguntas, deu pra perceber que não só entenderam muito bem o material como já estavam colocando em prática”, comemorou. Sobre a oportunidade de trabalhar para a Família Naval, da qual é parte, pois o pai é militar, relata que sentiu-se privilegiado por participar. “Foi preciso sair da nossa ‘zona de conforto’ para fazer esse material e além de ser gratificante vê-lo pronto é muito interessante perceber o quanto aprendemos nesse processo”, avaliou.

Pizzas - em 18 de maio, outra voluntária da Seccional Brasília, Pollyanna Serrano, conduziu uma oficina de culinária on-line, dessa vez ensinando a fazer pizza. A atividade foi um sucesso e contou com mais de 80 inscritos, incluindo pessoas de fora de Brasília também. A voluntária conta que, pela primeira vez, gravou uma aula completa, pois até então só tinha gravado vídeos curtos, ensinando uma técnica ou outra. “A princípio, fiquei tensa e preocupada, pois uma receita pode ter várias técnicas e algumas são melhores de ensinar pessoalmente, mas, no decorrer das gravações, tentei ser o mais objetiva possível”, explicou. Ela ainda não conhecia sua habilidade de transferência on-line. “Notei que a maioria dos alunos interagiu e tirou dúvidas sobre o preparo da massa, além de trocar experiências. Eu não acreditava que seria possível ensinar algo dessa forma e o resultado foi bastante gratificante”, comemorou.

A Diretora da Seccional Brasília, Maria Fernanda Arentz, afirmou que novas ideias para atividades virtuais estão surgindo entre os voluntários e que tudo está sendo organizado junto ao DRAMN-BSB para ser colocado em prática.

Antes da pandemia, as oficinas seriam realizadas na Cozinha-Escola, espaço do DRAMN-BSB inaugurado no início de março no Centro Comunitário Cisne Branco (CISBRAN), no Guará. Por enquanto, obedecendo as orientações para o distanciamento social, as atividades continuam, mas à distância, para que a Família Naval possa continuar sendo atendida mesmo sem sair de casa.

Os interessados em receber mais informações sobre as atividades do DRAMN-BSB devem entrar em contato pelo telefone (61) 3429-1205 ou pelo e-mail brasilia@vcb.org.br.