Pular para o conteúdo principal
Postado em sex, 01/15/2021 - 09:34

Nos últimos meses de 2020, as voluntárias da Seccional Brasília Loreane Mesquita, Pollyanna Serrano e Tatiana Medeiros estrearam a Cozinha-Escola, espaço localizado no Centro Comunitário Cisne Branco (CISBRAN), no Guará. No local, foram realizadas as gravações de oficinas de culinária pelo projeto Capacitar, do Abrigo do Marinheiro.


Loreane, que é artesã e formada em Direito, ensinou a fazer brigadeiros gourmet, e conta que teve a ideia de produzir os doces quando percebeu o custo-benefício. “Somos festeiros na minha família, ainda mais porque tenho duas meninas, e sempre comemoramos aniversário delas, do marido, primas e amigas. Foi assim que descobrimos que a economia é grande e o sabor ganha um toque especial quando é feito por nós”, compartilha. “Eu não poderia guardar o segredo só pra mim, então, compartilhei durante a oficina”, acrescentou.


Já Tatiana, cirurgiã vascular e Tenente da Marinha, que ministrou a oficina de risoto de camarão e pão de dez dobras, conta que gosta de cozinhar aos finais de semana para o marido e filho. “Eu me divirto enquanto cozinho. Pra mim, que sempre estou envolvida com cirurgias e atendimentos em hospitais civis e militares, tirar um tempo para fazer algo totalmente diferente do rotineiro me relaxa bastante”, explica. “Participar dessa oficina, especialmente no meio da pandemia, pra mudar os ares e rir um pouco enquanto ensinei, fez um bem danado”, compartilhou.


Um dos casos mais inspiradores foi o da voluntária Pollyanna Serrano, formada em Direito, que ensinou a receita de nhoque ao molho da viúva. A oficina foi a terceira conduzida por Pollyanna que depois da atividade sentiu o desejo de entrar em um curso de culinária profissional. “Gravar as primeiras oficinas despertaram o sonho de fazer um curso profissional de cozinha. Encontrei um instituto que é um dos melhores em Brasília e meti a cara! Estou adorando! Além disso, retomei as atividades na área de gastronomia, desta vez com massas artesanais. Estou trabalhando a todo vapor e até colocando minhas filhas para me ajudarem. Fico grata à inspiração que o Departamento VCB e o Abrigo do Marinheiro me deram”, comemora a voluntária.
    As oficinas continuam sendo gravadas na Cozinha-Escola e divulgadas no canal do YouTube do Abrigo do Marinheiro. Para participar com acompanhamento do instrutor e tirar dúvidas por 72 horas é preciso fazer inscrição previamente. Siga as redes sociais do Abrigo e do Departamento VCB para acompanhar as próximas datas e temas. 

Galeria