No último sábado, 07 de outubro de 2017, no Pontão do Lago Sul, a Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília realizou a abertura de evento alusivo à campanha mundial chamada Outubro Rosa, apoiado pelas Voluntárias Cisne Branco-Seccional Brasília.
A manifestação, que além de objetivar a conscientização da população feminina e da sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, proporcionou momentos de alegria e descontração para as mulheres diagnosticadas com câncer de mama no desfile organizado pelo grupo “Rosas do Cerrado”.
Também estavam presentes no local as “Mulheres do Brasil”, representantes do Governo do Distrito Federal e jovens do “Fashion Inclusivo”, que abriram o desfile. A diretora-seccional das VCB em Brasília, Ana Beatriz Goldstein, afirma que a importância maior do evento é acolher as mulheres do grupo "Rosas do Cerrado" dentro do Projeto Estreitando Laços e dar visibilidade a causa delas.
De acordo com estatística do Instituto Nacional de Câncer José Alencar (Inca), há 67 casos para cada 100 mil mulheres e, no Distrito Federal, ocorre o maior número em diagnósticos do câncer de mama na região Centro-Oeste. Na Federação, a região é a quarta com mais casos da doença, atrás somente do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de São Paulo.