Militares da área da saúde, que estão atuando no combate à COVID-19 em Brasília, receberam no dia 19 de junho, a doação de sabonetes artesanais confeccionados por uma voluntária da Seccional Brasília do Departamento Voluntárias Cisne Branco (VCB), do Abrigo do Marinheiro. A entrega foi feita pela Diretora da Seccional, Maria Fernanda Arentz, no Hospital Naval de Brasília (HNBra), com a presença do Diretor do HNbra, o CMG (Md) Garcia, acompanhado da esposa, Rita Garcia, que também é voluntária da Seccional.
A doação dos sabonetes foi da artista plástica Eliane Caetano, que atua como voluntária desde 1980. Para ela, que tem formação em Belas Artes, com especialidade em Arte Sacra, confeccionar sabonetes é um dos muitos trabalhos que gosta de fazer. Ela atua com diferentes tipos de artesanato, pintura em tela e madeira, manipulação de joias de ouro, entre outros talentos que possui. Para ela, o mais importante é compartilhar tudo o que sabe. “Gosto de ensinar o que aprendo. Já o sabonete é simples de fazer. É algo rápido, basta ter as forminhas de silicone ou de chocolate. Adoro fazer. Sempre que faço algo assim mando para umas creches”, conta.
Eliane, que aprendeu a fazer sabonetes em curso promovido gratuitamente pelo Núcleo de Assistência Social do Comando do 7º Distrito Naval anos atrás, explica que fez os 200 sabonetes em casa, com produtos naturais, à base de óleo de amêndoas e glicerina. Ela afirma que é acostumada a produzir materiais diversos para doação e que, dessa vez, não poderia ser diferente, já que é para a Família Naval e, em especial, para os militares que estão no combate ao novo coronavírus. “Eu estou acostumada a fazer coisa para fora, então, quando vocês me pediram o trabalho, fiquei feliz em ajudar, porque esses profissionais estão arriscando a vida por nós. Eu entendo que eles são os mais sacrificados, sem dúvida”, avaliou.
A doação dos sabonetes faz parte de uma campanha do Departamento VCB, que mobilizou voluntários em todo o Brasil para homenagear os militares da Marinha que estão trabalhando na linha frente da luta contra a COVID-19. Mais de 3 mil profissionais já foram homenageados com presentes e vídeos preparados carinhosamente pelos voluntários das Seccionais VCB.