Pular para o conteúdo principal
Postado em sex, 11/23/2018 - 06:34

No período de 9 a 11 de agosto, dois jovens moradores da ECOVILA Naval representaram o Brasil no Encontro Internacional Colombiano de Ciência, Inovação e Empreendimento, na Colômbia. No evento, eles ganharam a medalha de ouro com o projeto “Fazenda Sustentável”, que nasceu com o propósito de ser um canal de economia de água na agricultura, sem diminuição da produtividade, tendo como principal objetivo a construção de um reservatório para recolher água no período de chuva e a utilização dessa água no período de seca e racionamento. Com a vitória, já garantiram suas credenciais para uma competição no México, em 2019.

Samuel Sales, de 18 anos, e Marcus Túlio, de 17 anos, são os idealizadores dessa proposta que deu certo. A ideia rendeu frutos e os levaram ao Fórum Mundial da Água, em março desse ano, que foi um evento global com o objetivo de propor soluções para os problemas relacionados à água. Em maio, os estudantes ganharam o terceiro lugar na Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Inovação, realizada em São Lourenço da Mata (PE), na categoria “Ciências Agrárias”, quando receberam a proposta da representação internacional.

No encontro, Samuel e Marcus Túlio falaram sobre o projeto e promoveram a interação cultural entre os países participantes. “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos de poder ir tão longe com nossa proposta e levar o nome da nossa vila internacionalmente”, contou Samuel. No dia 14 de agosto, os idealizadores do projeto “Fazenda Sustentável”, foram homenageados na ECOVILA Naval, onde receberam um certificado de agradecimento pelo trabalho realizado na Colômbia, pelas mãos da Diretora Nacional das Voluntárias Cisne Branco, Christiani Leal Ferreira, e da Diretora das Voluntárias Cisne Branco – Seccional Brasília, Ana Beatriz Goldstein.

O projeto será aplicado e desenvolvido em conjunto com os alunos do Laboratório de Robótica da ECOVILA Naval, nas hortas orgânicas e medicinais existentes na vila.