A busca por desenvolvimento social, melhoria na qualidade de vida e igualdade de oportunidades no contexto da Família Naval são algumas das motivações dos 65 voluntários da Seccional Brasília, do Departamento VCB, que em meio ao isolamento social precisaram reinventar não apenas suas ações como também a forma de comemorar o Dia do Voluntariado, celebrado anualmente em 28 de agosto.
Em 2020, considerando as medidas de enfrentamento da COVID-19 estabelecidas na Capital Federal, a Seccional Brasília optou por fazer uma videoconferência com os voluntários, para valorizar o trabalho realizado por eles antes do Coronavírus e para celebrar as ações que fizeram mesmo à distância. “Foi uma tarde de brincadeiras on-line com direito à premiação e brindes personalizados, que levaram um pouco de carinho e agradecimento a cada um dos nossos voluntários”, pontuou a diretora Seccional Maria Fernanda Arentz.
Desde o início da pandemia, os voluntários participaram de confecções de máscaras para a Família Naval, em que cada costureiro fez o trabalho de sua própria casa; outros produziram sabonetes artesanais para os militares da área da saúde; alguns gravaram vídeos de casa para a oficina de culinária virtual ou de artesanato, e outros apoiaram na edição desses vídeos. Para a voluntária Cíntia Melo, que apoiou tanto organização da oficina como na edição desses vídeos, o voluntariado permite a doação de tempo, conhecimento e experiências. “Enquanto colaboramos, estamos nos integrando, fazendo novas amizades, aprendendo coisas novas, ensinando também. É um espaço de trocas”, afirma.
No mesmo dia, a Diretoria do Departamento VCB promoveu uma live pelo Instagram homenageando os voluntários de todas as Seccionais do Brasil. Na oportunidade, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, fez questão de agradecer aos voluntários pelo serviço prestado à Família Naval.