Pular para o conteúdo principal
A HISTÓRIA MARÍTIMA PELOS OLHOS DE UMA CRIANÇA

Encerrando ano cultural da DPHDM, Projeto do Departamento Cultural do AMN estimula crianças a observação e conhecimento de pontos turísticos por meio de concurso fotográfico

Navegando pela Baía de Guanabara podemos admirar as obras de arte presentes nas cidades Maravilhosa e Sorriso, sejam elas esculpidas pela natureza ou construídas. O passeio marítimo é uma bela oportunidade de mergulhar na História Marítima Brasileira e do nosso estado, além de admirar e criar novas obras de arte a partir do nosso olhar diante delas.

Com o intuito de estimular esse olhar ao futuro da nossa nação, o Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN) realizou o concurso “Meu Olhar Sobre o Patrimônio” entre estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio que, durante as ações socioculturais do Projeto Escola, fotografaram, com excepcional qualidade, as visitas guiadas e passeios na Baía de Guanabara em 2018, celebrando também os 20 anos do Projeto Escola.

A premiação do concurso foi realizada no Museu Naval, durante a cerimônia de encerramento das atividades culturais de 2018, que contou com a presença de grandes personalidades da Marinha do Brasil, o Vice-Almirante José Carlos Mathias, Diretor da DPHDM; O Almirante de Esquadra Liseo Zampronio, Secretário Geral da Marinha; o Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues, ex-Ministro da Marinha do Brasil; e o Contra Almirante Valter Citavicius Filho, Diretor do Abrigo do Marinheiro, entre outras autoridades.

“A ideia foi fazer um concurso fotográfico, em que os alunos pudessem registrar o olhar deles sobre o patrimônio marítimo. E essa proposta foi apresentada às escolas. Foi muito bacana ver o olhar que as crianças têm, e criar algo espontaneamente”, reforçou a Tenente Cláudia Silva, da Diretoria Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), responsável pelo Concurso Fotográfico.

Inspirar a admiração, conhecimento e o cuidado com os recursos e belezas naturais marítimos, estão entre os principais papéis do DCAMN para com os cidadãos, principalmente na época em que vivemos, onde o cuidado com a natureza deve ser reforçado, visando um futuro melhor para os nossos descendentes. “É fundamental a participação das crianças em nosso complexo cultural. É uma maneira fantástica de apresentarmos a Marinha a elas, e motivar a vontade em integrar a Força futuramente. Por meio dessas visitas, também temos a oportunidade de oferecer suporte às escolas, tornando as aulas de história mais dinâmicas e atrativas”, destacou o Vice-Almirante José Carlos Mathias, Diretor da DPHDM.

Terceiro lugar no concurso, o aluno Luís Guimarães, da Escola Municipal Miguel Ângelo, revelou que foi o primeiro concurso de fotografia que participou e que gostou muito. Para sua professora, Virginia Barreto, que o acompanhou, foi “terceiro lugar com gostinho de vitória”.

Já a aluna Gabriele Abreu, representante do primeiro lugar Lucas Bonfim, do Projeto UPP Cultura no Morro do Turano, contou que ficou muito nervosa: “nunca tinha ido à frente de tantas pessoas” brincou. “Foi uma sensação boa poder representá-lo”, entusiasma-se. O segundo lugar ficou com Hugo Alves, da Escola Municipal Manoel João Gonçalves.

Texto: Leonan Nicolas Soares e Priscila Costa

Fotos: Leonan Nicolas Soares

Galeria