Pular para o conteúdo principal

Para comemorar o aniversário de 20 anos do “Projeto Escola”, que une aprendizagem e entretenimento, e é apoiado pelo Departamento Cultural do AMN, aconteceu em 13 de agosto a mesa-redonda “Projetos Educativos em Museus: ações, desafios e conquistas”. 

Com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o evento atraiu civis e militares à Ilha Fiscal para assistir às comunicações da programação, que abordaram sobre a importância de se desenvolver ações educativas em museus e procuraram refletir sobre as experiências do projeto da DPHDM ao longo de duas décadas.

Da mesa-redonda, participaram a educadora pesquisadora do Museu da República Katia Frecheiras, a museóloga Magaly Cabral, ex-diretora da instituição, a museóloga Roseane Silva Novaes, do Centro Cultural dos Correios,  a Capitão de Corveta (RM1-T) Mara Soares, que foi Encarregada do “Projeto Escola” por vários anos, a museóloga Vera Finkel, que atuou por 19 anos nos projetos educativos da DPHDM,  e a Primeiro-Tenente (RM2-T) Cláudia Santos da Silva Coelho, atual Encarregada da Divisão de Educação em Museus da diretoria. A mesa foi mediada pela Capitão de Corveta (T) Gláucia Soares de Moura, que esteve à frente das ações educativas da DPHDM entre 2004 e 2014 e é hoje vice-diretora do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro.

Ao longo dos 20 anos, cerca de 65 mil estudantes da rede pública de ensino, municipal e estadual do Rio de Janeiro, passaram pelo “Projeto Escola”, que visa fomentar a visitação a espaços culturais, em paralelo ao estímulo ao desenvolvimento da consciência marítima e ao resgate da memória nacional  por meio de visitas mediadas ao Museu Naval, Espaço Cultural da Marinha, Submarino-Museu Riachuelo, Navio-Museu Bauru, Nau dos Descobrimentos e Helicóptero Rei do Mar. Além de visitar os circuitos expositivos dos museus, os estudantes também podem participar de atividades de arte-educação. Destinado a alunos da Rede Pública de Ensino, são oferecidos transporte escolar, lanche e fotografia da turma (foto lembrança enviada por e-mail). O projeto tem apoio do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro.

Agendamento: (21) 2104-6851, dphdm.educativo@marinha.mil.br

Fonte: Marinha do Brasil

Galeria