Pular para o conteúdo principal

O final de semana está chegando e você não sabe o que fazer? Que tal um passeio com muita história e descobertas? Os museus são uma ótima ideia de passeio, pois são verdadeiros portais para a história de um país, fontes preciosas de conhecimento e descobertas para o público que os frequenta. São importantes na formação educacional de um povo, e contribuem para a formação do senso crítico, incremento do vocabulário e, no caso dos museus militares, o resgate e valorização do patriotismo nos cidadãos.

No Brasil, existem vários museus que resgatam e disseminam informações históricas importantes sobre as Forças Armadas. No caso da Marinha, o acervo disponível é excepcional. Veja alguns deles:

Museu do Corpo de Fuzileiros Navais

Localizado no sítio histórico da Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Janeiro (RJ), o Museu do Corpo de Fuzileiros Navais expõe armamentos, documentos, material arqueológico e muitas fotografias. Permanece aberto para visitação de terça a sexta, das 9h30 às 16h, com entrada gratuita.

Museu Naval do Rio

No Museu Naval do Rio você encontra canhões resgatados de navios naufragados, obras de arte, figuras de proa, medalhas e documentos históricos. Também há exposições do Poder Naval na Formação do Brasil e da fachada da casa do almirante Tamandaré. O museu fica aberto todos os dias (exceto feriados e dias de eleição) e a entrada é gratuita.

Museu da Aviação Naval

O Museu da Aviação Naval, localizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, na cidade de São Pedro da Aldeia-RJ, possui um acervo diversificado, contando com aeronaves originais e réplicas, diversos motores, inúmeras maquetes e fotos das Organizações Militares do Complexo da Força Aeronaval. Funciona de terça a quinta-feira, sábado e domingo, das 8h às 11h30, e das 13h às 16h30.

Museu Oceanográfico “Prof. Eliézer de Carvalho Rios”

Museu Oceanográfico “Prof. Eliézer de Carvalho Rios”, localizado na Universidade Federal do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, o acervo conta com painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas. Museu do Porto – Situa-se no armazém 1 do Porto Velho. Visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h30min. Entrada é gratuita.

Museu Náutico da Bahia

Instalado no Forte de Santo Antônio da Barra, mais antiga edificação militar do Brasil, o Museu Náutico da Bahia reúne acervo de objetos arqueológicos submarinos, maquetes e miniaturas de embarcações. Localizado em Salvador (BA), o museu fica aberto das 9h às 17h30. O ingresso (entrada inteira) custa R$15, incluindo o acesso à torre do Farol.

Espaço de Memória Histórica - Casa D’Armas Ponta da Armação

Espaço de Memória Histórica fica no andar térreo da Casa D’Armas da Ponta da Armação. Caminhe pela reprodução do ambiente da praça D’Armas do histórico Navio Escola/Navio Oceanográfico “Almirante Saldanha” e por um espaço que representa um típico cais de porto. O Espaço da Memória Histórica da DHN é aberto a visitações públicas gratuitas, que deverão ser agendadas pelo telefone (21) 2189-3387 ou pelos e-mails dhn.ouvidoria@marinha.mil.br e dhn.comunicacaosocial@marinha.mil.br