Pular para o conteúdo principal

No dia 10 de agosto, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) recebeu alunos do Grêmio de História e Geografia da Sociedade Acadêmica Greenhalgh, do Colégio Naval, para participar do projeto “Visitando a História”.

Conduzidos pelo Assessor da Diretoria, Capitão de Mar e Guerra Hideo de Oliveira Miyoshi, os alunos visitaram a exposição “O Poder Naval na formação do Brasil”, no Museu Naval, que abrange desde a época do descobrimento e da colonização até os dias atuais, com destaque para a participação da Marinha do Brasil nas Operações de Manutenção da Paz da Organização das Nações Unidas, demonstrando assim como a História do Brasil é fortemente singrada pelo Poder Naval.

A visita guiada seguiu nos meios navais em exposição no Espaço Cultural da Marinha, como o Submarino-Museu “Riachuelo” e o Helicóptero-Museu Sea King, e na Ilha Fiscal, palco histórico do “último Baile do Império”, realizado dias antes da Proclamação da República, enriquecendo a formação dos alunos do CN.

O projeto “Visitando a História”, criado em setembro de 2010, pretende despertar o interesse pela história naval, suas conquistas e seus líderes, onde está a exposição principal “O Poder Naval na formação do Brasil”, e ao Espaço Cultural da Marinha, que oferece a oportunidade de conhecer o Contratorpedeiro de Escolta Bauru, navio que operou na Segunda Guerra Mundial, um modelo da Nau dos Descobrimentos, o Submarino-museu Riachuelo e o Helicóptero Rei do Mar e, também, de ver exposições temporárias. Conservar a memória da nossa história é conhecer as nossas raízes, conquistas e tradições, aspectos que em conjunto criam a consciência de nação, pátria e governo.

A iniciativa destina-se a visitas de militares e servidores civis das Organizações Militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares, em especial os alunos dos centros de formação, bem como instituições de Ensino Superior, públicas e privadas. Ao longo dos anos, o projeto já atendeu cerca de cinco mil pessoas. Agendamento: (21) 2104-6851.

Fonte: Marinha do Brasil