Pular para o conteúdo principal
Alunos do Solar Meninos de Luz visitam o Espaço Cultural da Marinha do Brasil

Preservar tradições navais e o amor a Marinha do Brasil são características essenciais do Abrigo do Marinheiro. E cumprindo parte de sua missão, ladeada pela Marinha do Brasil, a associação proporcionou, a 23 alunos da Organização Solar - Meninos de Luz, um mergulho histórico na formação do estado do Rio de Janeiro a beira mar. A bordo da embarcação Rei Tomás, alunos do primeiro ao nono ano tiveram a experiência de conhecer os principais pontos turísticos e históricos da Cidade Maravilhosa em um passeio marítimo guiado por historiadores pela Baía de Guanabara.

“A importância desse passeio é permitir que crianças nunca percam o direito de sonhar! Sonhar com a construção de um mundo melhor e até, quem sabe, em fazer parte da Marinha do Brasil no futuro. Essa integração da força armada com crianças e adolescentes contribuem com a valorização do nosso trabalho diante da sociedade”, abordou a Primeiro-Tenente (RM2-T) Caroline Mansur.

O passeio impactou o jovem público instantaneamente. Tanto que o pequeno Kayke Nascimento, de 11 anos, compartilhou publicamente seu desejo em trabalhar entre os navais: “Adorei o passeio. Gostei de tudo, principalmente o barco e o submarino. Esse passeio me motivou deu coragem para trabalhar na Marinha”.

A informação, assim como toda experiência, pode ser partilhada em sociedade. E a professora do Solar Meninos de Luz, Cauana Berilo, afirma a importância dessa oportunidade aos alunos: “Essas crianças e adolescentes moram em área de violência e de difícil acesso a maioria da sociedade. E embora estejam tão perto de todos, as vezes parecem estar muito longe.Por isso é muito importante levar, até a comunidade, tudo que eles conheceram e vivenciaram aqui, principalmente para os mais novinhos. É nítido perceber que o vivenciado por eles aqui marcaram seus dias. Não é simplesmente um passeio, é uma experiência para a vida toda”.

Após o passeio marítimo, o grupo visitou o Espaço Cultural da Marinha, conhecendo o Submarino Riachuelo e o CTE Bauru.

Acesse o site da marinha para saber mais informações do passeio marítimo: https://www.marinha.mil.br/dphdm/passeio-maritimo-informacoes e conheça mais sobre a Organização Solar Meninos de Luz acessando o site oficial: https://www.meninosdeluz.org.br/

Texto e Fotos: Leonan Nicolas Soares