Pular para o conteúdo principal

Dança e alto-astral marcaram a retomada das atividades do Projeto Envelhecer na Casa do Marinheiro (CMN) no dia 17 de abril. Com o apoio da Diretoria de Saúde da Marinha (DSM) e da Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM), o projeto do Abrigo do Marinheiro (AMN) contou com a participação de diversos idosos da Família Naval que assistiram a palestras e fizeram atividades físicas.

O Diretor da CMN Capitão de Mar e Guerra (IM) Isaac Newton Vieira realizou a abertura do evento: “Sintam-se acolhidos por todos nós que trabalhamos com afinco para proporcionar atividades que contribuam para o bem-estar dos participantes”. A Capitão-Tenente (T) Nasciara Nascimento Souza, assistente social da DASM, conduziu as apresentações dos profissionais da área de saúde.

Durante a primeira palestra, o Capitão-Tenente (S) Haendel Motta Arantes, psicólogo do Ambulatório Naval da Penha (ANP), explicou que somos feitos de três partes: mente, corpo e emoções: “Precisamos cuidar da mente com ações que estimulem a memória (palavras-cruzadas, caça-palavras, entre outras); do corpo com atividades físicas; e das emoções, por meio do acompanhamento com especialista e da socialização”.

Em seguida, a Capitão de Fragata (S) Márcia Guimarães Crossetti, fisioterapeuta da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória (PNNSG), recomendou aos idosos que usassem roupas leves e bebessem bastante água para hidratar. A Capitão-Tenente (S) Cristiane da Silva Gabriel, enfermeira do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), complementou a fala da comandante, lembrando a necessidade do uso de sapatos confortáveis para a realização das atividades do projeto.

Por fim, foram realizadas atividades de alongamento e de dança pelos profissionais da equipe do “Envelhecer” com a participação de alunos do Projeto “Adolescer”, de modo a promover o intercâmbio de gerações. O projeto ocorre todas as terças e quintas das 8h às 11h, na CMN, Av. Brasil, 10.592, Penha, Rio de Janeiro. Informações adicionais: (21) 2584-2400.

Galeria