Pular para o conteúdo principal

Primeira turma do Projeto Piloto com a psicóloga Tatiana Medina, os palestrantes Raphael Araujo e CT(QC-IM) Paulo Vitor, o Diretor do SASM Átila Márcio da Silveira Lima, CT Tatiana Tavares e o palestrante Cesar Gaudino

 

Estima-se que 7,3 milhões de trabalhadores brasileiros ficarão desempregados este ano de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Desses, 73% não terão experiência e qualificação necessária para concorrer aos empregos existentes no país. Esse estudo refere-se ao total de brasileiros em idade economicamente ativos, mas se trouxermos essa realidade para o mundo das Forças Armadas, 70% dos ex militares voluntários estão desempregados desde que acabaram o seu período de serviço voluntário nas Forças Armadas, segundo estudos do portal Reserva Ativa, site de empregos para militares aposentados.

 

Público recebe a informação de que 70% dos militares na reserva estão desempregados

 

Pensando na reinserção desses militares no mercado de trabalho civil, o Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) em parceria com o Abrigo do Marinheiro (AMN), deu início ao Projeto “Orientação Profissional para desligamento de Militares RM2”. Reunindo cerca de 200 inscritos, o lançamento das atividades ocorreu no dia 25 de setembro no auditório do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha e contou com a presença do Diretor do SASM e do Departamento de Serviços Sociais, CMG (IM) Átila Márcio da Silveira Lima.

Já no dia 30 de outubro, ocorreu o encerramento no Projeto Piloto de “Orientação Profissional para desligamento de Militares RM2” e contou com palestras de Educação Financeira ministrada pelo CT (QC-IM) Paulo Vitor, Educador Financeiro; Gestão de Carreira ministrada pela pedagoga com MBA em gestão de pessoas e Coach de performance, Aline Mendonça; Potencialize os seus resultados com o Linkedin, ministrado pelo gestor de Recursos Humanos e Coach de carreira, Raphael Araujo; e com o fundador do Reserva Ativa, 1° Tenente da Reserva do Exército Brasileiro, Cesar Galdino. O evento também contou com a presença do Diretor do SASM e do DSS-AMN.

 

Representante do DSS-AMN, Tatiana Medina, palestrantes Raphael Araujo e Aline Mendonça, o Diretor do SASM, Átila Márcio da Silveira Lima, os palestrantes CT(QC-IM) Paulo Vitor, Cesar Gaudino e CT Tatiana Tavares


Participante de todas as atividades do Projeto, a 1° Tenente RM2, Rafaela Tayão, decidiu participar do Projeto para se planejar para quando seu serviço militar voluntário acabar. “Para entrar na Marinha eu fiz um Coaching por minha conta e agora eu me sinto privilegiada pela Marinha estar oferecendo esse suporte de orientação para o mercado de trabalho civil. Como voluntária, sei que meu serviço vai terminar. Então, tenho que me planejar, tanto financeiramente quanto psicologicamente, para o mercado de trabalho fora da Marinha”, declarou a 1° Tenente.


Auditório atento ao último dia de atividades do Projeto Piloto

 

O projeto piloto de “Orientação Profissional para desligamento de Militares RM2” buscou trazer uma percepção do que o mercado civil tem a oferecer aos militares voluntários fora da carreira militar, como bem exemplificou a Assistente Social Bruna Marques, coordenadora de Projetos Sociais do Departamento de Serviço Social do Abrigo do Marinheiro, que também foi RM2. “É extremamente positivo preparar esse grupo de pessoas que tanto contribui para o avanço da Marinha, e já é tão capacitado quanto militar, para encarar o mercado de trabalho civil. Em 8 anos de carreira militar, muita coisa muda fora lá fora. A carreira militar exige uma atenção focada e específica, o que pode fazer com que o profissional se distraia com o que está acontecendo lá fora. Então, o Projeto buscou vir de encontro a todas essas necessidades”, disse a coordenadora.