Pular para o conteúdo principal

Com o propósito de preparar os militares do Serviço Militar Voluntário para a reinserção no mercado de trabalho civil, o Serviço de Assistência Social da Marinha, em parceria com o Abrigo do Marinheiro, deu início ao Projeto “Orientação Profissional para desligamento de Militares RM2”. Reunindo cerca de 200 inscritos, o lançamento das atividades ocorreu no dia 25 de setembro no auditório do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha e contou com a presença do Diretor do SASM e do Departamento de Serviços Sociais, CMG(IM) Átila Márcio da Silveira Lima.


Sensibilizar os militares para a importância da preparação para o desligamento, estimular o delineamento de um projeto profissional, a partir do perfil e dos anseios profissionais dos militares, e informar sobre as diversas formas de inserção no mercado de trabalho, são os principais objetivos do novo Projeto. “Ao me inscrever, não imaginei que seria tão construtivo. Fiquei muito feliz em perceber a Marinha preocupada com nossa vida fora daqui. Se mostrou preocupada em deixar a gente orientada para encarar o mercado de trabalho. A maioria de nós está com a idade avançada, e a insegurança é inevitável. Aqui, eles prepararam nossa mente para agarrarmos as oportunidades. É preciso agir”, expressou a cabo Cristiane, que hoje ainda serve no Presídio da Marinha.


A primeira turma foi formada por aqueles que demonstraram interesse no Bono de divulgação veiculado no primeiro semestre pelo SASM. A partir de então, os contemplados com a vaga responderam questionário para análise de perfil da turma e foram convidados a participar de três encontros de grupo presenciais para a execução do Projeto. Posteriormente, encontros individuais serão agendados para orientação personalizada. Profissional de Educação Física, a 1T(RM2) Rossana Publiesi, lotada no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, imaginou que teria contato com setores de RH de empresas de mercado, mas veio completamente aberta a proposta que seria apresentada. “Foi ótimo. Os instrumentos apresentados pelas psicólogas não servem apenas para rever a carreira, mas uma forma de passar sua vida de forma geral”, surpreendeu-se a Oficial.

Ministrado pela Encarregada da Divisão Técnica de Departamento de Assistência Social, CT Tatiana Tavares, e a Assessora de Projetos Sociais do AMN, Tatiana Medina, ambas com formação em psicologia, o treinamento gerou bastante expectativa prévia nos inscritos. Com previsão de desligamento para o mês de Janeiro de 2019, a 3SG Aline Fernandes, da equipe de enfermagem do Hospital Marcílio Dias, comentou que muito se especulava sobre o formato de trabalho que seria apresentado. “Quando me deparei com as oficinas e as conversas, percebi ser muito mais do que esperávamos. Além de um acompanhamento psicológico para o preparo profissional, passamos por uma auto avaliação sobre a vida que estamos levando. Dessa forma, a gente se descobre um pouco mais e passamos a nos centrar nos nossos reais objetivos. Uma excelente oportunidade para se reorganizar e alcançar novos alvos”.