Pular para o conteúdo principal

O Projeto Social EDUCAFI, que visa a educação financeira, propõe o desenvolvimento de ações socioeducativas de caráter ampliado ao conceito de educação, buscando contribuir para minimizar a situação de vulnerabilidade econômica e social da Família Naval, prevenindo situações futuras de desequilíbrio financeiro, trabalhando a autonomia e a emancipação social e econômica.

Atendidos pelo Projeto Social EDUCAFI reunidos

Visando garantir a continuidade do que está sendo compreendido no Projeto EDUCAFI, a assistente social do Departamento de Serviços Sociais do Abrigo do Marinheiro (DSS) e responsável pelo Projeto EDUCAFI, Melissa Monteiro, realiza rodas de conversa com os militares e dependentes cadastrados para acompanhar a evolução de cada um deles em suas vidas financeiras. Em parceria com o consultor financeiro Adenias Gonçalves, que, por intermédio do AMN realiza consultoria de forma gratuita para a Família Naval em processo de endividamento, a coordenação do Projeto tem como objetivo ajudar cada vez o público-alvo a alcançar a autonomia financeira.

 

Assistente Social, Melissa Monteiro, explica dinâmica para a turma

“Hoje realizamos uma atividade que faz parte do Projeto, que é o acompanhamento das famílias cadastradas no EDUCAFI. Discutimos o que define as escolhas dessas famílias, um pouco da ideologia dos meios de comunicação nessas escolhas do dia-a-dia e como isso pode impactar na economia doméstica. Realizamos dinâmicas para que eles pudessem refletir a respeito dos impactos dos meios de comunicação nas escolhas deles. Assim, é provável que venham a discernir o que é realmente importante”, ressaltou a assistente social a respeito da roda de conversas e do desenrolar do Projeto EDUCAFI.

 

Um dos participantes conta sua evolução no Projeto

Com emoção aparente, a microempresária Patrícia Oliveira garante que o Projeto EDUCAFI vem ajudando muito em sua trajetória. “Hoje consegui montar a minha empresa de festas piquenique, aonde só fazemos eventos ao ar livre e foi o EDUCAFI que me auxiliou. Para mim, o Projeto tem sido uma mudança muito positiva, pois, primeiramente, eu consegui o sossego de uma vida mais controlada. Posso dormir sabendo que vou conseguir arcar com as minhas responsabilidades, pagar as contas do dia a dia, ter uma postura nova de vida e ter uma reeducação financeira não só para mim, mas também para o meu esposo e minha família”, declarou a microempresária.

Patrícia Oliveira com a Assistente Social Melissa Monteiro