Pular para o conteúdo principal

No último sábado, em paralelo a grande festa do 12° Festival Âncora Social, ocorreu a comemoração dos 18 anos do Projeto Adolescer no DRAMN-RJ, Casa do Marinheiro. Reunindo os "veteranos" e atuais adolescentes do Projeto, a festa contou, além do bolo e doces, com muita alegria e entusiasmo por parte da equipe e dos adolescentes.

Criado em 1999, o Projeto Adolescer partiu da iniciativa da Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM) em parceria com o Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) em revitalizar o Serviço Social no Abrigo do Marinheiro. Com cunho social, esportivo e principalmente educativo, o Projeto Adolescer sempre priorizou a cidadania, a educação familiar e o estreitar de laços dos adolescentes com a Marinha do Brasil. Essa última ação fora conquistada por meio da realização de visitas institucionais, palestras e excursões às Organizações Militares.

Durante os 18 anos de atividades, o Projeto coleciona histórias marcantes, como a de Diego Andrade, de 27 anos, que ficou no Projeto entre 2003 e 2008. “O Adolescer agregou muito na minha vida, tanto social quanto profissional. Eu e mais cinco amigos fizemos parte da primeira turma de estagiários do Projeto de Orientação Profissional, o POP, e nosso primeiro emprego como estagiários foi no Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM), nosso primeiro contato com o mercado de trabalho. E devido as noções de administração e finanças do POP, consegui ter meu próprio negócio”, recorda Diego. O veterano enaltece ainda que o Projeto foi enriquecedor e muito do que ele é hoje, deve ao Adolescer. “Eu admiro muito o Projeto, porque aqui eu vivi uns dos melhores anos da minha vida”, ressalta Diego.

Kátia Cilene, Gerente de Projetos Sociais do Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro enaltece a importância da comemoração da maioridade do Projeto Adolescer:  “É muito bom ver que esses veteranos quiseram vir confraternizar com seus colegas para contarem um pouco das suas vidas "pós-Adolescer" e relembrar histórias da época de Projeto. É extremamente gratificante ver a importância que o PA teve na vida desses homens e mulheres”, conta a Gerente, que ainda garante que tanto os veteranos quantos os atuais jovens pediram para que ela organizasse outra festa em comemoração aos 21 anos do Projeto. “Os atuais adolescentes agradeceram a oportunidade de conhecer um pouco dos antigos jovens do Projeto e em poder ouvir suas a experiência no Adolescer. E o evento foi tão bom que superou expectativas, e já me deram uma nova tarefa, que é de organizar uma nova festa em comemoração aos 21 anos do PA. Tomara que a gente consiga, pois tenho certeza que será tão boa quanto essa”, se emociona Kátia.