Pular para o conteúdo principal

“Uma Tarde no Museu”. É o que foi oferecido aos usuários do Adolescer, Projeto Social do Abrigo do Marinheiro na tarde desta quinta-feira (14/08). Com o intuito de entender a contribuição da Marinha do Brasil na história de nosso País, eles visitaram o Museu Naval, no Centro do Rio de Janeiro.

A visita foi propiciada a 30 jovens, das unidades Penha e São Gonçalo, que aproveitaram para interagir com os instrutores do local e explorar o espaço por meio de jogos interativos, passeio com guias com formação em História, equipamentos de orientação marítima, miniaturas de navios da 1ª e 2ª Guerra Mundial etc.

O passeio cultural faz parte da metodologia de ensino do projeto que procura promover diversas excursões a pontos turísticos da cidade e, principalmente, a lugares que podem aprimorar o desempenho escolar dos jovens e mostrar um pouco da cultura naval. 

Ednaldo Gomes, assessor administrativo do Projeto Adolescer em São Gonçalo, comenta que a escolha dos locais que são visitados tem a participação dos próprios usuários. “Nós estudamos os recursos para fazer os passeios e colocamos para eles escolherem. A partir do retorno que temos, definimos o lugar”, informa o integrante da Gerência de Projetos Sociais do AMN. 

Ver na prática o que é mostrado em sala de aula é um dos fatores importantes apontados por Ednaldo, pois, de acordo com ele, tem o poder de aguçar a curiosidade das crianças. “Elas certamente demonstram um maior interesse, porque aqui elas têm contato com instrumentos de navegação, monumentos, artigos de guerra. É uma forma interativa e lúdica de ensinar a história do Brasil e a notoriedade da Marinha”, comenta. 

Encarregado do projeto na Penha, o SubOficial Marcolino aponta que essa é mais uma oportunidade para difundir os ideais navais e mostrar para os filhos de militares e servidores civis da Marinha a importância do trabalho dos pais. “O Abrigo do Marinheiro foi criado para a Família Naval, portanto, é fundamental que façamos excursões para mostrar o passado de glória da Marinha do Brasil e, inclusive, tirar lições dessas virtudes para o dia de hoje”. 

Marcolino ainda evidencia que a visita pode trazer benefícios para a carreira profissional dos jovens usuários. “Além de possibilitar o interesse em ingressar na Marinha, os jovens podem despertar a vontade de se especializar em áreas como História, Engenharia Naval, Turismo, entre outros”. 

Mesmo trabalhando há pouco tempo no Museu Naval, Isabella Leal, uma das guias do local, ratifica a influência positiva que a visita acarretará nos jovens, inclusive em relação ao meio ambiente. “O brasileiro tem que conhecer a história do seu País e também cuidar e preservar o mar, que é uma das nossas riquezas”. 

Dias após a visita, os alunos do PA farão uma dissertação e responderão um questionário para dar o feedback aos organizadores, inclusive com a opinião dos pais sobre a iniciativa. “Os responsáveis querem saber o que os filhos estão aprendendo nas excursões. A partir dessa avaliação dos usuários nós podemos passar segurança aos pais. Além disso, eles podem opinar e dar sugestões para novos passeios nas reuniões de pais que fazemos periodicamente”, finaliza Ednaldo Gomes.