Pular para o conteúdo principal

Médicos recomendam atividades físicas e exercícios de relaxamento para uma vida melhor

Muitas pessoas ficam ansiosas, independente do motivo. No entanto, algumas tendem a ficar muito mais do que o normal e isso pode ser prejudicial à saúde, quando se torna um hábito. Entre os fatores que podem gerar esse sintoma estão, por exemplo, provas, trabalho, contas a serem pagas, dentre outros mais que estão presentes no cotidiano das pessoas.

O caso deve ganhar mais atenção quando os sintomas da ansiedade se tornam crônicos e persistem por mais tempo. Se durar mais de duas semanas e começar a atrapalhar o rendimento e as atividades do dia a dia, é preciso procurar um médico, como alertam a pediatra Ana Escobar e o psiquiatra Daniel Barros.

Os médicos recomendam a prática de atividades físicas regulares e exercícios de relaxamento, como ioga e meditação, por exemplo. Além disso, é importante se esforçar para relaxar e entender que nem tudo está sob controle e pode ser resolvido.

Segundo o psiquiatra Daniel Barros, o índice de infarto nos hospitais aumenta muito em finais de jogos de futebol. “Provavelmente, a maioria desses pacientes já sofria de algum problema do coração, que foi desencadeado pelo momento de tensão, mas é importante alertar que os sintomas provocados pelo estresse e ansiedade aumentam a pressão arterial e também o risco de infarto”, afirmou Barros.

Além de deixar a pessoa tensa e em estado de alerta, a ansiedade causa também dificuldade para relaxar, sensação de peso nas costas, diarréia, preocupação, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial e sudorese (suor excessivo). É preciso, no entanto, saber diferenciar a ansiedade de um simples estresse – normalmente, se a pessoa não consegue superar o obstáculo, está ansiosa; se ela fica nervosa, mas consegue vencer o obstáculo, é apenas um estresse.

Compras, dívidas, processos seletivos, nascimento de crianças da família e jogos de futebol, se combinados, podem gerar o sentimento de ansiedade. Nem sempre é possível se livrar de todos os fatores que estressam, mas é possível controlar o estresse antes que ele leve à ansiedade. Esteja atento.

Fonte: g1.globo.com/bemestar