A temática “Isolamento Social e Saúde Mental” foi apresentada aos voluntários da Seccional Manaus do Departamento Voluntárias Cisne Branco no dia 2 de junho, por meio de videoconferência. A ação foi realizada em parceria com o Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 9º Distrito Naval.
A atividade teve como objetivo principal proporcionar um espaço de reflexão sobre os efeitos do isolamento no comportamento humano e o significado desse contexto para a saúde mental. A iniciativa do encontro partiu da Diretora da Seccional, Tânia Colmenero, para apoiar os voluntários neste momento de pandemia. Manaus é uma das cidades brasileiras mais atingidas pelo novo coronavírus.
No bate-papo, conduzido pela Primeiro-Tenente (RM2-S) Erika Priscilla de Freitas Hounsell, psicóloga do NAS, cada participante colaborou relatando quais mudanças positivas o isolamento trouxe para sua vida e de sua família. A psicóloga também falou sobre a importância de ter hábitos saudáveis para a manutenção do bem-estar, motivando os voluntários a trocaram experiências sobre como esse processo pode ser vivenciado de uma forma menos danosa.
O encontro foi incluído no calendário de atividades da Seccional Manaus, que tem o intuito de promover atividades de incentivo e capacitação para os voluntários. Atualmente, os voluntários da Seccional atuam em projetos sociais do Abrigo do Marinheiro em Manaus, como o Adolescer+ e o IntegrAção, e em ações socias promovidas pelo Departamento VCB.