Pular para o conteúdo principal
Postado em sex, 11/16/2018 - 08:06

No dia 23 de junho, o Comando do 7º Distrito Naval e as Voluntárias Cisne Branco – Seccional Brasília promoveram o curso de introdução à técnica de compostagem para os moradores da Vila Naval Visconde de Inhaúma (VNAVI), em Brasília (DF).

Coordenado pela empresa Destino Correto Compostagem, o curso faz parte do Projeto Lixo Zero e visa apresentar os métodos e técnicas domiciliares do processo de compostagem. A ideia é ensinar aos alunos o que fazer com o lixo orgânico produzido em casa.


A compostagem é um processo de decomposição controlada do resíduo sólido orgânico. “Os ensinamentos são baseados nos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que visa a não geração, a redução, a reutilização, a reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos”, explicou o professor do curso, Hugo Cardoso.

O composto orgânico adquirido com a técnica pode ser utilizado em hortas e jardinagem. O senhor Fernando Benke, morador da VNAVI, já aplica em sua casa. “Eu reutilizo cascas de frutas, gramas e outros lixos orgânicos para fazer húmus, resultado da decomposição de plantas mortas. Eu também tenho um minhocario feito no tambor que produz um adubo de boa qualidade”, explicou.

O curso tem duração até o mês de julho e os alunos ainda aplicarão na prática o que foi ensinado em sala de aula.