No dia 7 de abril de 2018, o Comando do 7º Distrito Naval e as Voluntárias Cisne Branco (VCB)-Seccional Brasília realizaram a entrega da primeira placa de aquecimento solar de baixo custo na Vila Naval Visconde de Inhaúma (VNAVI), dentro do projeto ECOVILA Naval. A placa foi montada por moradores da Vila que participaram do curso coordenado pela Empresa-Júnior Matriz – Engenharia de Energia, da Universidade de Brasília, no Gama.
Na cerimônia de entrega, o Sargento Furtado, dono da casa em que foi instalada a placa, agradeceu a oportunidade de ter aprendido no curso a construir o equipamento – com a utilização de garrafas pet e caixas de suco e leite –, que trará redução de até 30% no consumo de energia elétrica da família e, ao mesmo tempo, reaproveita o material utilizado, impedindo o seu descarte como lixo.
No local, estiveram presentes o Vice-Almirante Goldstein, Comandante do 7º Distrito Naval, com a esposa, Sra. Ana Goldstein, diretora das VCB-Seccional Brasília; parceiros do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (SESI/DF); do Instituto Lixo Zero (ILZ); da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) Brasília; do Instituto Campus Party; da Organização Não Organizacional Programando o Futuro; Voluntárias Cisne Branco de Brasília; alunos do curso; e participantes da Empresa-Júnior Matriz.