Pular para o conteúdo principal

Dos dias 23 a 25 de novembro de 2021, o canal Abrigo do Marinheiro no YouTube irá transmitir o Seminário Internacional “Museus Marítimos: Rotas Contemporâneas”, promovido pelo Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), em parceria com a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

No seminário, que irá acontecer das 10h às 12h, profissionais de diversos países, ligados ao campo museológico, participarão de debates com temáticas voltadas para a consciência marítima e a apresentação do Museu Marítimo do Brasil, que será construído na Zona Portuária do Rio de Janeiro, com previsão de abertura entre 2025 e 2026. O Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante José Carlos Mathias, e o curador do museu, Evandro Salles, são os porta-vozes deste futuro ponto de encontro, cultura e lazer na Cidade Maravilhosa.

PROJETO “MUSEU MARÍTIMO DO BRASIL”

O Seminário Internacional Museus Marítimos: Rotas Contemporâneas faz parte da Fase 1 do Projeto “Museu Marítimo do Brasil”, atualmente em execução, por meio de recursos captados via Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC). Além deste seminário, a Fase 1 compreende o concurso público, já realizado, para a escolha do estudo preliminar de arquitetura; a elaboração de um estudo de viabilidade econômico-financeira e a promoção de um concurso de identidade visual para o vindouro museu.

O Museu Marítimo do Brasil será erguido no Espaço Cultural da Marinha e fará parte do patrimônio histórico, natural e urbano do Centro da Cidade, onde estão a Ilha Fiscal, a Igreja da Candelária, a Casa França-Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Paço Imperial, o Museu Naval, o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã, entre outras instituições culturais. Confira aqui as imagens do entorno do local.

Não perca essa oportunidade, siga o canal do Abrigo do Marinheiro no YouTube e ative o lembrete do Seminário:

https://www.youtube.com/c/ASSOCIACAOABRIGODOMARINHEIRO

Galeria