Pular para o conteúdo principal
SAIBA MAIS SOBRE A PRIMEIRA EXPEDIÇÃO DE VOLTA AO MUNDO

Há cinco séculos iniciou-se a primeira volta ao mundo. Com destino às Ilhas das Especiarias, as Molucas, a expedição naval foi empreendida por Fernão Magalhães e Juan Sebastián Elcano e navegou do Ocidente para o Oriente, percorrendo a América do Sul em busca de uma passagem marítima para o Oceano Pacífico.

Para celebrar os 500 anos da passagem dessa expedição pela Baía de Guanabara, primeiro porto visitado nas Américas, em 13 de dezembro de 1519, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), o Museu Histórico Nacional (MHN), junto as Embaixadas de Portugal e Espanha no Brasil e seus consulados no Rio de Janeiro além dos Institutos Camões e Cervantes, promoveram o seminário “5º Centenário da Primeira Volta ao Mundo: A Estadia da Frota no Rio de Janeiro”. A pesquisa foi base para uma obra literária com o intuito de refletir sobre as análises e debates da ocasião..

Organizado pelo Diretor Científico do seminário, o professor doutor Paulo Roberto Pereira, o livro traz múltiplas vozes e olhares sobre a odisseia naval de Magalhães-Elcano e suas implicações no contexto da expansão ultramarina, nos séculos XV e XVI, como célula primeira do processo de globalização.

Uma leitura indispensável para viajar no tempo e entender o impacto desta aventura pioneira ao redor do globo. Acesse o link e baixe a versão pdf:
tiny.cc/Livro5CentVoltaAoMundo