Pular para o conteúdo principal

A 20ª edição do maior evento de petróleo e gás da América Latina recebe, neste ano, uma apresentação do futuro Museu Marítimo do Brasil, que ficará localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), com o apoio do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), participa da Rio Oil & Gas, no Píer Mauá, no Boulevard Olímpico, no centro do Rio, divulgando o novo museu. O estande da DPHDM (box 2) está localizado na área externa do Armazém 2 e pode ser visitado até o dia 29 de setembro, das 12h às 20h. 

Desde o dia 26 de setembro, empresas de diversos setores e portes participam do evento. São mais de 350 marcas confirmadas expondo seus produtos e serviços. Para acessar o local é necessário adquirir ingresso por meio do site.

Museu Marítimo do Brasil
Mirando em cultura, história, cidadania, acessibilidade, inclusão e sustentabilidade, o Museu Marítimo do Brasil almeja oferecer ao público um entretenimento de qualidade, integrando a cidade e o mar. Em um diálogo harmônico com o patrimônio cultural, natural e urbano da região, o museu será erguido no Espaço Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro, reafirmando a vocação do centro da cidade para a cultura e o entretenimento. Sua criação dará maior visibilidade à história marítima, intrinsecamente ligada à formação do País e ao Poder Naval, circunscrevendo a brasilidade como identidade, além de usar a multidisciplinaridade para estimular o desenvolvimento da mentalidade marítima na sociedade.

Segundo o Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias, o museu é motivo de grande satisfação para a Marinha por destacar o berço do País: o mar. “O Museu Marítimo do Brasil será destinado à amplitude marítima nacional, com instâncias culturais, simbólicas, religiosas, míticas, econômicas e ambientais dos mares e rios brasileiros que compõem nossa rica Amazônia Azul. Passado, presente e perspectivas futuras, vistas sob a ótica marítima”, explica ele.

Atualmente, o projeto encontra-se em sua Fase 2. Em agosto deste ano, foi aprovada no Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) a proposta de elaboração do Projeto Executivo de Arquitetura do futuro museu, viabilizando a captação de recursos para a execução dessa nova fase. “A divulgação do museu em eventos como o Rio Oil & Gas 2022 nos auxilia para angariar investimentos que viabilizarão sua construção, bem como na coordenação e realização das diferentes etapas do projeto”, afirma o Diretor da DPHDM.

Também em agosto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou, após realização de concorrência pública, o consórcio “Marinha, Cultura e Patrimônio” como responsável pela elaboração de estudos de viabilidade financeira e administrativa do Museu Marítimo do Brasil, na condição de projeto qualificado no Programa de Parcerias de Investimento (PPI). O consórcio é integrado pelas empresas Natureza Urbana Planejamento Integrado, Vallya Advisirs Assessoria Financeira, Maciel Rocha Sociedade de Advogados e Mare Nostrum Inteligência Corporativa.

A proposta arquitetônica preliminar, vencedora do concurso realizado em 2021, prevê a construção de dois prédios. Um deles ficará próximo ao passeio público, na vertical, e outro, no píer, na horizontal. Com cinco andares, o primeiro prédio contará com uma ampla área térrea para recepcionar o público. O local terá auditório, espaço para recepção de escolas, área administrativa e restaurante panorâmico com vista para a Baía de Guanabara. Já o segundo edifício, onde efetivamente ficará o museu, a construção sobre pilotis (térreo livre) contará com dois pavimentos, onde serão feitas as exposições.

Saiba mais sobre o Museu Marítimo do Brasil


Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/

Galeria