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O Abrigo do Marinheiro (AMN) recebeu, por meio dos canais de comunicação disponibilizados aos associados, diversas demandas dos beneficiários de planos de saúde da Unimed-Rio, sobretudo relacionadas à dificuldade para os agendamentos de consultas/exames na rede credenciada daquela Cooperativa Médica, à redução da rede de prestadores de serviços e, também, à suspensão temporária dos atendimentos por prestadores tradicionais, como a Clínica São Vicente e o IBOL.
Em decorrência, a Direção Geral do AMN convocou representantes da Qualicorp Administradora de Benefícios e da Unimed-Rio para reuniões, que foram 
realizadas durante o mês de agosto. Adicionalmente e, conforme previsto em contrato, o AMN encaminhou carta à Qualicorp, datada de 27 de agosto de 2014,solicitando que a mesma, na condição de Estipulante contratada para representar os beneficiários e o AMN perante a Unimed-Rio, empreendesse ações junto àquela Operadora de Saúde, com o objetivo de alcançar melhorias na assistência médica.
Nas reuniões e nas respostas apresentadas pela Qualicorp e pela Unimed-Rio foram prestados, entre outros, os seguintes esclarecimentos:
. Nos últimos anos a Unimed-Rio vem implementando uma série de projetos no intuito de garantir a qualidade de assistência à saúde dos seus beneficiários. 
Nesse sentido, foram feitos investimentos para a implantação de um grande complexo assistencial, que engloba os Prontos Atendimentos, na Barra da Tijuca 
e em Copacabana; o Espaço para Viver Melhor (EPVM), em Botafogo; o Hospital Unimed-Rio e o Centro de Excelência Oncológica, na Barra da Tijuca; e a 
parceria no Hospital Norte D´Or, em Cascadura;
. Imprevistos ocorridos por conta desses investimentos levaram aquela Cooperativa Médica a promover junto aos seus prestadores de serviço um ciclo de 
renegociações pontuais, implicando no descredenciamento/substituição de alguns desses prestadores, com os quais não houve acordo. Para outros, estão sendo 
mantidas negociações com o propósito de manter o atendimento com qualidade, a custos compatíveis;
. A Unimed-Rio está classificada com o grau “A-” (na faixa “investidores”) concedido pela agência de classificação de risco Fitch Ratings;
. De modo a cumprir as exigências do órgão regulador (ANS), a Unimed-Rio possui atualmente Reserva Técnica da ordem de R$ 460 milhões; e
. A Qualicorp registrou a diminuição da quantidade de reclamações dos beneficiários da Unimed-Rio, relacionados a problemas de atendimento daquela 
Cooperativa
Cópia das correspondências enviada pelo AMN e recebida da Qualicorp/Unimed-Rio encontram-se disponíveis para consulta no sítio do Abrigo do Marinheiro.
A Unimed-Rio disponibiliza atendimento para marcação de consultas e exames, de acordo com os prazos e condições estabelecidas pela ANS, caso o 
cliente tenha dificuldade de agendamento direto no prestador. Os telefones para contato são: 0800-702-8900 (exclusivo para os clientes do AMN) e 0800-286-0234, 
destinado a deficientes auditivos/fala.
Em que pese o AMN estar impossibilitado de interferir na execução das assistências médica-hospitalar e odontológica, o que cabe exclusivamente à 
Unimed-Rio, por força contratual, e as respectivas demandas serem apresentadas junto aos canais daquela operadora, ou mesmo à ANS, o AMN solicita que essas 
demandas (dúvidas, elogios, reclamações, solicitações e sugestões) de seus associados também sejam introduzidas no canal “Fale Conosco” disponibilizado no 
sítio desta Associação. Esse canal gera um protocolo ao demandante e possibilita ao AMN tomar ciência das demandas e empreender as ações julgadas pertinentes, visando à devida resposta ao interessado, quando for o caso.

O Abrigo do Marinheiro (AMN) recebeu, por meio dos canais de comunicação disponibilizados aos associados, diversas demandas dos beneficiários de Planos de Saúde da Unimed-Rio, sobretudo relacionadas à dificuldade para os agendamentos de consultas/exames na rede credenciada daquela Cooperativa Médica, à redução da rede de prestadores de serviços e, também, à suspensão temporária dos atendimentos por prestadores tradicionais, como a Clínica São Vicente e o IBOL.

Em decorrência, a Direção Geral do AMN convocou representantes da Qualicorp Administradora de Benefícios e da Unimed-Rio para reuniões, que foram realizadas durante o mês de agosto, na sede do AMN, ocasião em que as demandas já mencionadas foram apresentadas às duas empresas. Adicionalmente e, conforme previsto em contrato, o AMN encaminhou carta à Qualicorp, datada de 27/08/2014, solicitando que a mesma, na condição de Estipulante contratada para representar os beneficiários e o AMN perante a Unimed-Rio, empreendesse ações junto àquela Operadora de Saúde, com o objetivo de alcançar melhorias na assistência médica.

Nas reuniões e nas respostas apresentadas pela Qualicorp e pela Unimed-Rio foram prestados, entre outros, os seguintes esclarecimentos:

. Nos últimos anos a Unimed-Rio vem implementando uma série de projetos no intuito de garantir a qualidade de assistência à saúde dos seus beneficiários. Nesse sentido, foram feitos investimentos para a implantação de um grande complexo assistencial, que engloba os Prontos Atendimentos, na Barra da Tijuca e em Copacabana; o Espaço para Viver Melhor (EPVM), em Botafogo; o Hospital Unimed-Rio e o Centro de Excelência Oncológica, na Barra da Tijuca; e a parceria no Hospital Norte D´Or, em Cascadura;

. Imprevistos ocorridos por conta desses investimentos levaram aquela Cooperativa Médica a promover junto aos seus prestadores de serviço um ciclo de renegociações pontuais, implicando no descredenciamento/substituição de alguns desses prestadores, com os quais não houve acordo. Para outros, estão sendo mantidas negociações com o propósito de manter o atendimento com qualidade, a custos compatíveis;

. A Unimed-Rio está classificada com o grau “A-” (na faixa “investidores”) concedido pela agência de classificação de risco Fitch Ratings;

. De modo a cumprir as exigências do órgão regulador (ANS), a Unimed-Rio possui atualmente Reserva Técnica da ordem de R$ 460 milhões; e

. A Qualicorp registrou a diminuição da quantidade de reclamações dos beneficiários da Unimed-Rio, relacionados a problemas de atendimento daquela Cooperativa
Cópia das correspondências enviada pelo AMN e recebida da Qualicorp/Unimed-Rio encontram-se disponíveis para consulta no sítio do Abrigo do Marinheiro.

A Unimed-Rio disponibiliza atendimento para marcação de consultas e exames, de acordo com os prazos e condições estabelecidas pela ANS, caso o cliente tenha dificuldade de agendamento direto no prestador. Os telefones para contato são: 0800-702-8900 (exclusivo para os clientes do AMN) e 0800-286-0234, destinado a deficientes auditivos/fala.

Em que pese o AMN estar impossibilitado de interferir na execução das assistências médica-hospitalar e odontológica, o que cabe exclusivamente à Unimed-Rio, por força contratual, e as respectivas demandas serem apresentadas junto aos canais daquela operadora, ou mesmo à ANS, o AMN solicita que essas demandas (dúvidas, elogios, reclamações, solicitações e sugestões) de seus associados também sejam introduzidas no canal “Fale Conosco” disponibilizado no sítio desta Associação. Esse canal gera um protocolo ao demandante e possibilita ao AMN tomar ciência das demandas e empreender as ações julgadas pertinentes, visando à devida resposta ao interessado, quando for o caso.

Segue abaixo o Bono que menciona os assuntos supracitados.

BONO Especial n° 690, de 02/10/2014

Cópia das correspondências enviada pelo AMN e recebida da Qualicorp/Unimed-Rio estão disponíveis nos links abaixo.

Carta da Associação AMN à Qualicorp (27/08/2014);

Carta Resposta da UNIMED-RIO à Qualicorp (09/09/2014);

Carta Resposta da Qualicorp ao AMN (12/09/2014).