Pular para o conteúdo principal

Neste sábado (10), a Área Recreativa Esportiva e Social em São Gonçalo (ARES-SG) foi sede da 1ª Regata de Remo em Escaler Âncora Social que contou com a presença de representantes de Organizações Militares e instituições extra-Marinha. Em ambiente vibrante, os convidados assistiram a uma disputa acirrada nas águas validada pelo XIV Circuito "Poder Marítimo" de Remo em Escaler. A competição contou com cerca de 500 atletas de diversas categorias, tanto feminino quanto masculino. Além disso, o público desfrutou de diversas atividades de entretenimento como brinquedos para crianças, barracas de artesanato, seções de fotos com o fã clube do “Guerra nas Estrelas”, apresentação de Tai Chi Chuan, demonstração de nautimodelismo e facilidades oferecidas pelo Abrigo do Marinheiro (AMN) e pela ARES-SG.

O ex-Diretor de Assistência Social da Marinha (DASM) e um dos idealizadores do evento, Almirante Campos, resumiu o evento em uma palavra: sucesso. Atual Diretor da Escola Naval, Campos afirmou que o êxito da iniciativa pode ser explicado pela participação conjunta de todos os serviços oferecidos na ocasião. “A organização e execução da Regata, junto às facilidades que foram oferecidas para quem veio prestigiar o evento, fizeram com que o evento fosse realizado com sucesso”, ratifica.

A presença das atividades sociais nos eventos esportivos, com intuito de inserir a Família Naval nos eventos da Marinha é o principal diferencial da Regata para o atual Diretor da DASM, Almirante Marcos Almeida. “Sempre que possível, nós agregaremos Militares e público em nossos eventos, que é uma forma de interagir com a população local”. Outro fator destacado pelo Almirante é a parceria com a Prefeitura de São Gonçalo que está sendo de suma importância para o crescimento e propagação da ARES-SG. “Já temos outros eventos programados para o público, como a Exposição de Carros Antigos, também realizada na ARES-SG. Essa é a forma encontrada para aumentar a frequência no clube e darmos conhecimento a diversas atividades desenvolvidas na Marinha”, ratifica.

Feliz com o desfecho da solenidade, o Almirante Campos tem a esperança de que essa será a primeira de muitas Regatas na ARES-SG. “A boa execução dessa Regata propiciará o ingresso da atividade no Circuito Poder Marítimo, que também será fundamental para a divulgação da área. A equipe conseguiu casar todos os itens anteriormente planejados. A Regata, a promoção do espaço, tudo saiu conforme as expectativas”, finaliza.

Além dos fatores supracitados, a 1° Regata de Remo em Escaler Âncora Social também guardou a preocupação de divulgar o Festival Âncora Social, evento que promove atividades socioeducativas e recreativas em benefício da Família Naval. Encarregada do evento, a Capitão-de-Fragata Leila Davidson comemorou a comunhão de todos os setores envolvidos na realização do evento. “Apesar de ser a primeira tentativa de realizar um evento desta magnitude, conseguimos mobilizar toda a DASM. Exatalamos também os devidos créditos aos nossos patrocinadores, como o Abrigo do Marinheiro e Petrobras, a ajuda do SASM e agradecemos as dicas do pessoal da Intendência que realizou a 1ª etapa do Circuito, em 15 de abril, na Praça Mauá e nos repassou valiosas dicas”, declarou a Comandante, que ainda levantou a possibilidade da continuidade desse projeto. “Essa Regata marcou. Em 2015 deveremos promover mais uma”, finaliza.  

O Circuito Poder Marítimo

A primeira Regata Poder Marítimo ocorreu em 1999, organizada pela Diretoria de Sistema de Armas da Marinha (DSAM), em parceria com o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Devido ao sucesso da competição no ano de 2000 foi criado o Circuito Poder Marítimo, coordenado pela Comissão de Desportos da Marinha (CDM), reunindo diversas regatas a remo, com o objetivo de desenvolver uma mentalidade marítima brasileira.