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Nesta segunda-feira (13), a Gerência de Projetos Sociais do Departamento de Serviços Sociais do Abrigo do Marinheiro (DSS/AMN) promoveu o encontro com os responsáveis pelos alunos que participam do Projeto Creche e do Projeto, no auditório do Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM). A reunião teve a finalidade de estreitar o vínculo entre beneficiador e usuário e expor a importância da participação dos pais para o sucesso do Projeto, além de apresentar propostas de atividades para o próximo ano letivo. Visto que o objetivo da Gerência de Projetos Sociais é trazer à discussão temas sobre Educação.
A equipe técnica da GPS comentou sobre os aspectos que envolvem a educação e algumas dificuldades enfrentadas pelas crianças que nem sempre são detectadas pelos pais. A Assessora de Projetos Sociais com formação em Pedagogia, Cláudia Romão Rocha destacou a influência da família no comportamento das crianças na escola. "Esse é o primeiro ato de convívio social exclusivamente delas sem a família, assim, serão um reflexo do que elas passam em casa", afirma. Com formação em psicologia, a Assessora Tatiana Etges Medina complementa: "É sabido que a rotina dos pais é agitada devido ao trabalho e as tarefas domésticas, mas o responsável tem que participar ativamente na educação. Não importa que seja por pouco tempo, o fundamental é ajudar quando estiver por perto".
Ciente disso, o Sr. Rodrigo da Silva Pires, pai de uma aluna assistida pelo Projeto Educação, segue à risca os conselhos das profissionais. "Estou sempre me metendo nos assuntos quando envolve minha filha na escola. Quero saber o que acontece. Olho tudo: a estrutura, procuro os diretores, opino, enfim, tenho que certificar se o lugar que escolhi para a minha filha agregará no crescimento dela". Rodrigo também parabenizou a iniciativa da Gerência de Projetos Sociais em realizar tal encontro, pois transmite tranquilidade aos responsáveis. "Nessas reuniões temos a ciência que o Projeto vai além de uma ajuda financeira. Tem todo um aspecto social envolvido que os usuários têm que ajudar sempre que puder". 
A opinião dos pais é crucial para o andamento do Projeto Educação, segundo a Assistente Social Ana Lucia Sousa. Ela comenta que o retorno obtido nesse encontro mostrará o que terá que ser aperfeiçoado para os próximos anos. "Aqui nós podemos ouvir os pais, saber o que eles entendem sobre educação. A partir desse feedback, nós os orientamos e tiramos algumas ideias para melhorar o nosso trabalho", salienta. Ana Lucia adiantou também que a intenção é promover novos encontros para aproximar ainda mais o vínculo entre equipe técnica e responsáveis. "Queremos realizar reuniões com os pais e com os diretores das instituições". 
Cláudia Romão, ainda, cita algumas atitudes que os pais podem ter para colaborar de forma mais atuante com o aprendizado dos filhos: "Incentivar sem cobrar, mas com a sensibilidade de “apertar” na hora certa; conhecer a proposta pedagógica da escola; escutar o filho, pois isso fortalecerá a comunicação; acompanhar o calendário escolar   participando de eventos  em que a sua presença será importante e demonstrar a realização que os estudos vão proporcionar aos filhos no futuro" finaliza a pedagoga.

Nesta segunda-feira (13), a Gerência de Projetos Sociais do Departamento de Serviços Sociais do Abrigo do Marinheiro (DSS/AMN) promoveu o encontro com os responsáveis pelos alunos que participam do Projeto Creche e do Projeto Educação, no auditório do Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM). A reunião teve a finalidade de estreitar o vínculo entre beneficiador e usuário e expor a importância da participação dos pais para o sucesso do Projeto, além de apresentar propostas de atividades para o próximo ano letivo. Visto que o objetivo da Gerência de Projetos Sociais é trazer à discussão temas sobre Educação.

A equipe técnica da GPS comentou sobre os aspectos que envolvem a educação e algumas dificuldades enfrentadas pelas crianças que nem sempre são detectadas pelos pais. A Assessora de Projetos Sociais com formação em Pedagogia, Cláudia Romão Rocha destacou a influência da família no comportamento das crianças na escola. "Esse é o primeiro ato de convívio social exclusivamente delas sem a família, assim, serão um reflexo do que elas passam em casa", afirma. Com formação em psicologia, a Assessora Tatiana Etges Medina complementa: "É sabido que a rotina dos pais é agitada devido ao trabalho e as tarefas domésticas, mas o responsável tem que participar ativamente na educação. Não importa que seja por pouco tempo, o fundamental é ajudar quando estiver por perto".

Ciente disso, o Sr. Rodrigo da Silva Pires, pai de uma aluna assistida pelo Projeto Educação, segue à risca os conselhos das profissionais. "Estou sempre me metendo nos assuntos quando envolve minha filha na escola. Quero saber o que acontece. Olho tudo: a estrutura, procuro os diretores, opino, enfim, tenho que certificar se o lugar que escolhi para a minha filha agregará no crescimento dela". Rodrigo também parabenizou a iniciativa da Gerência de Projetos Sociais em realizar tal encontro, pois transmite tranquilidade aos responsáveis. "Nessas reuniões temos a ciência que o Projeto vai além de uma ajuda financeira. Tem todo um aspecto social envolvido que os usuários têm que ajudar sempre que puder". 

A opinião dos pais é crucial para o andamento do Projeto Educação, segundo a Assistente Social Ana Lucia Sousa. Ela comenta que o retorno obtido nesse encontro mostrará o que terá que ser aperfeiçoado para os próximos anos. "Aqui nós podemos ouvir os pais, saber o que eles entendem sobre educação. A partir desse feedback, nós os orientamos e tiramos algumas ideias para melhorar o nosso trabalho", salienta. Ana Lucia adiantou também que a intenção é promover novos encontros para aproximar ainda mais o vínculo entre equipe técnica e responsáveis. "Queremos realizar reuniões com os pais e com os diretores das instituições". 

Cláudia Romão, ainda, cita algumas atitudes que os pais podem ter para colaborar de forma mais atuante com o aprendizado dos filhos: "Incentivar sem cobrar, mas com a sensibilidade de “apertar” na hora certa; conhecer a proposta pedagógica da escola; escutar o filho, pois isso fortalecerá a comunicação; acompanhar o calendário escolar   participando de eventos  em que a sua presença será importante e demonstrar a realização que os estudos vão proporcionar aos filhos no futuro" finaliza a pedagoga.