Pular para o conteúdo principal

A evasão escolar na adolescência é um problema social explícito, visto que a escola cumpre um papel essencial na inclusão e formação do ser humano como cidadão. Com base em pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, cerca de 40% dos jovens abandonam a escola por falta de interesse.

Para estimular os jovens integrantes da Família Naval, o Abrigo do Marinheiro mantém o projeto Adolescer. Com principal objetivo de disponibilizar atividades educativas lúdicas para auxiliar na vida escolar dos alunos, o Projeto trabalha a aprendizagem dos conteúdos por meio de jogos e brincadeiras. Com um ambiente agradável e acolhedor, a convivência com outros jovens auxilia também na socialização e comunicação, além do cuidado com a saúde mental e física dos alunos a partir de práticas de esportes e brincadeiras.

A professora de Português e Inglês, Cristiane Fernandes do Carmo, reforça a importância das atividades do projeto para os adolescentes. “Nosso foco são as dificuldades que eles têm, e muitas vezes na escola não são solucionadas por conta da sala de aula lotada ou vergonha. Muitos acabam guardando para si. Aqui, tiramos as dúvidas, auxiliamos com os trabalhos de casa, os preparamos para as provas e trazemos exercícios extras”, pontuou a professora, destacando ainda a forma de trabalho utilizada: “Trabalhamos atividades mais lúdicas para não cansar. Eles já vão à escola no período da manhã. Se for a mesma coisa aqui, com um quadro cheio de exercícios para fazer, acaba se tornando maçante. Por isso, realizamos alguns jogos, competições e desafios, onde tiram dúvidas daquela disciplina de forma mais descontraída”, concluiu.

Além da preocupação com a vida escolar dos adolescentes, o projeto tem como objetivo ocupar o tempo ocioso dos jovens, durante o período em que ele não está na escola.

A coordenadora dos projetos sociais do Abrigo do Marinheiro, Cristina de Almeida deixa explícita a importância social do projeto para os adolescentes e responsáveis, que devido ao trabalho, não podem estar junto aos filhos o tempo todo: “Os pais têm muito medo de deixar os filhos ociosos no período que não estão na escola ou em férias, por isso gostam de incluir os filhos no projeto. Vemos o resultado do projeto na inclusão social e no desempenho escolar desses jovens”.

Proporcionando boas experiências aos adolescentes, o ambiente das atividades é agradável e acolhedor, e, além do aprendizado, constroem boas amizades que ficam para a vida: “Conheci muita gente. Meus melhores amigos são daqui. Aprendemos muita coisa juntos com as atividades do projeto, e evolui bastante na escola”, ressaltou a aluna Isabella Souza, de 15 anos.

Saiba mais sobre o projeto Adolescer

Atualmente o projeto, que é voltado para adolescentes entre 12 e 17 anos, conta com unidades na Penha e em São Gonçalo, durante o turno da tarde. Durante o horário, de 13h30 às 16h30, são realizadas atividades esportivas e educativas como Informática, Atividades Socioculturais, Oficina de Dança, Reforço em Português, Matemática e Inglês, Visitas à Instituições Culturais e práticas de Esportes.

Para mais informações, entre em contato por meio dos telefones: (21) 2584-2400 (DRAMN/RJ – ARES/CMN); ou (21) 3707-0586 (DRAMM/SG – ARES/SG).

Texto e Fotos: Leonan Nicolas Soares

Galeria