Pular para o conteúdo principal

Equipe de recreadores com participantes da Colônia de Férias

Uma das maiores tradições do início do ano do Abrigo do Marinheiro é a Colônia de Férias AMN. E a última edição, que aconteceu durante os dias 08 a 12 de janeiro na Área Recreativa Esportiva e Social em São Gonçalo (ARES-SG), e de 15 e 19 de janeiro na ARES-Casa do Marinheiro (ARES-CMN), na Penha foi um verdadeiro sucesso. Comprovado pelas mais de 170 crianças que passaram pela Colônia, não foram só elas que usufruiram de todas as atividades. Como na última edição, pais puderam participar com uma turma só deles. E ganharam ainda a companhia de idosos com mais de 60 anos de idade que deram corpo a Colônia Sênior, uma integração com o Projeto Envelhecer, que acontece semanalmente as terças e quintas-feiras na ARES-CMN.

Criançada se diverte na piscina

Tendo seu início na ARES-SG, a cerimônia de abertura foi conduzida pelo diretor do Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro no Rio de Janeiro, CMG (IM) Isaac Newton, que deu o pontapé inicial. Além das refeições, as duas semanas de colônia contaram com inúmeras atividades recreativas, desportivas e lúdicas.

Brincadeiras das turmas da Colônia de Férias

Outro grande trunfo foi a ativa participação dos responsáveis, que além de acompanharem seus respectivos filhos, foram agraciados com a segunda Colônia de Férias para pais. Eles participaram de brincadeiras específicas, palestras, recreação, atividades físicas, dança e tiveram acesso a toda segurança e conforto oferecidos pelas ARES-SG e ARES Casa do Marinheiro. Espantaram o tédio e o sedentarismo e participaram ativamente de tudo. "Superaram todas as expectativas", vibrou Sérgio Luiz Silva Barata, de 42 anos, que participou na Penha ao lado do seu filho, Sérgio Vinícius. "Essa é a minha primeira participação na Colônia e fiquei bastante surpreso. Estou podendo acompanhar meu filho nas atividades dele, assim como participo de atividades propícias para a minha idade com outros pais de colonins que também acompanham os seus. Todas as atividades são boas e trabalham tanto corpo quanto a cabeça da gente”, completou.

Pais e responsáveis que participaram da Colônia de Férias

E como integrar é uma das palavras de ordem do AMN, 2018 teve como debutante a Colônia Sênior em integração com o Projeto Envelhecer, que acontece duas vezes por semana na ARES-CMN. O Envelhecer visa trazer mais saúde, emancipação e qualidade de vida para os idosos da Família Naval. E tal perspectiva continuou na Colônia Sênior por meio de aulas de treinamento funcional, hidroginástica, dança, palestras que ativam a memória, integração entre os adultos mais jovens e crianças, e passeios culturais, como o aclamado passeio ao Centro Cultural da Marinha e o Passeio Marítimo que acontece na Baía de Guanabara com a parceria entre a Marinha do Brasil e o AMN. Ailton Pereira Lima, ativo participante do Projeto e integrante da colônia, ressaltou a importância da mesma para os idosos da Família Naval. “A Colônia é excelente e ajuda a muita gente. Toda programação é fabulosa. Meus colegas precisam se juntar a nós. A mente fica sã e o corpo são”, afirmou.

Participantes da Colônia Sênior junto de Voluntários

Para fechar com chave de ouro, foi organizado uma festa de encerramento nas sextas-feiras das duas semanas e no estilo Festa Americana, onde cada responsável levava um prato a sua escolha. O tom da atividade era a integração e a comemoração, e mistura ficou ao gosto de todos. Satisfeito com o resultado, o CMG (IM) Isaac Newton agradeceu a equipe atuante, funcionários do AMN e, principalmente, a confiança dos pais: “É uma felicidade ver, ao final dessas duas semanas, a satisfação no rosto das crianças, dos idosos e dos responsáveis. Eles vieram me pedir para fazer novamente a Colônia de Férias. Há um investimento material no Projeto, mas o investimento subjetivo, que não se mede, é muito maior. E assim, creio que o Abrigo do Marinheiro, mais uma vez, está cumprindo com o seu papel social”, finalizou o Comandante.

Todo mundo reunido na festa de confraternização