Pular para o conteúdo principal

Em uma perspectiva internacional, ao se analisar dados das projeções populacionais feitas pelas Nações Unidas há dois anos, o crescimento esperado da proporção de pessoas de 60 anos ou mais de idade na população brasileira seria marcante nas próximas décadas. No Brasil, a proporção de idosos (11,7%) foi bem próxima ao indicador mundial (12,3%), e a estimativa é que em 2070 a proporção da população idosa brasileira (acima de 35,0%) será, inclusive, superior ao indicador para o conjunto dos países desenvolvidos. Comprovando as estatísticas, a Diretoria de Saúde da Marinha (DSM) atestou por meio de pesquisas que este ano, os idosos já representam 24% da Família Naval.

Idosos se divertem cantando músicas no primeiro dia do Projeto Envelhecer

Diante disso, o Abrigo do Marinheiro (AMN), em parceria com a Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM) e da Diretoria de Saúde Naval (DSN), concebeu o Projeto Envelhecer. Inaugurado no dia 29 de agosto com uma animada recepção na Ares Casa do Marinheiro, o projeto surge para atender a uma demanda em busca de qualidade vida envelhecimento ativo. E vivacidade foi a tônica da inuguração. Cerca de 40 idosos estiveram presentes na aula inaugural ministrada por professores que atuam no Projeto Adolescer e militares do Centro Médico Assistencial da Marinha, DASM e CMN.

Palestra de boas vindas para os idosos

Uma das idealizadoras do Projeto, a 1° Tenente e Assistente Social Nasciara Nascimento, enfatizou a necessidade da Marinha e do AMN de assistirem aos mais vividos da Família Naval. “Esse Projeto partiu da expectativa de uma necessidade organizacional, porque a Marinha já vinha identificando, na saúde e na assistência social, o aumento do número de idosos na Família Naval. Então, a ideia do Projeto é que, além dos idosos terem a opção de procurar a área de saúde, também tenham a opção de integração social, qualidade de vida, autonomia e formação de novas amizades. Torcemos para que encontrem no Envelhecer um espaço de acolhimento”, revelou a Tenente.

CT(S) Haendel Motta, do Centro Médico Assistencial da Marinha, instiga a memória de participantes do Projeto

Lotado na Ares Casa do Marinheiro, o Projeto Envelhecer será administrado pela Gerência de Projetos Sociais do DRAMN-RJ/SG. A Gerente do Projeto, Kátia Cilene, se surpreendeu com a demanda espontânea que o Projeto Social teve no dia da inauguração. “Superou todas as nossas expectativas. Nem mesmo o tempo nublado atrapalhou. Acredito que a parceria AMN e Marinha seja muito positiva”, disse a Gerente.

Integração entre adolescentes do Projeto Adolescer com os idosos do Projeto Envelhecer com oficina de dança

O Diretor da Casa do Marinheiro, o Capitão de Mar e Guerra (IM) Isaac Newton, ressaltou a satisfação em receber o Projeto Social Envelhecer na Casa do Marinheiro. “As boas-vindas do Projeto aos alunos foi excelente e a nossa expectativa é que o Projeto, de fato, avance de uma maneira excepcional. Não esperávamos uma demanda tão grande, mas percebemos que há um público grande e cheio de expectativa. A nossa esperança é que o Projeto, como diz o adolescente, “bombe”, e assim passemos a contribuir cada vez mais com a Família Naval. Essa é a nossa missão”, declarou o Comandante Newton.

Marco inaugural do Projeto Envelhecer

Vale lembrar que as inscrições para o Projeto ainda estão abertas!

Informações complementares serão obtidas pelo Fale Conosco ou por meio do telefone abaixo:

DRAMN-RJ/CMN (Penha): (21)2584-2400