Pular para o conteúdo principal

Impossível não notar: o Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro em São Pedro da Aldeia comemorou o Dia dos Pais em grande estilo. O festejo começou na sexta-feira, dia 11/08, com uma mega confraternização de pais, filhos, professores e funcionários da Escola Almirante Carneiro Ribeiro; alcançou a manhã de sábado (12/08) à Área Recreativa, Esportiva e Social (ARES) Casa da Praia, destinada a Oficiais, sendo palco do Minitorneio de Futebol dos Almirantes; e culminou com a celebração de um filho de ouro – o Jubileu da ARES Gaivota, que festejou 50 anos de contribuição ao bem-estar sócio recreativo das Praças da Marinha e seus familiares. A sede do AMN esteve por perto, conferindo cada detalhe, e marcou presença também com o estande para Associação de toda a Família Naval aldeense.

 

ESCOLA EM FESTA

Pela primeira vez, a Escola Almirante Carneiro Ribeiro (EACR), reuniu todos os familiares dos alunos para comemorar o Dia dos Pais em uma festa noturna com direito a números musicais, jograis e coreografias por parte da garotada. Entre as autoridades, se fez notória a presença do Comandante da Força Aérea Naval, CMG Fonseca Júnior, e o Gerente-Geral do AMN, CMG-RM1 Miguel Alcântara. “É gratificante ver o trabalho desenvolvido pela EACR, especialmente pela coordenação pedagógica e o corpo de professores. Temos um público grande aqui que veio prestigiar a apresentação de seus filhos e, também, agradecer o trabalho realizado por essa equipe”, declarou o Gerente-Geral do AMN.


Diretor Pedagógico da EACR, Mario Alberto Barros comemorou o resultado do esforço conjunto: “Acredito que agradamos em cheio aos papais, que além de receberem suas lembranças, puderam estar com suas famílias em uma noite agradável, com comida boa e música ao vivo”, se entusiasma o Diretor, que recebe a comprovação por meio do papai André Marcelo Viviani Silva, Capitão-de-Corveta que serve no Comando da Força Aeronaval: “A gente percebe, no dia a dia da escola, o esforço em fazer o melhor possível. Essa festa foi mais uma prova. Empolgante e gratificante é perceber o prestígio dado a nós, pais”.


 

FUTEBOL DOS ALMIRANTES

Na ensolarada manhã do dia 12, a bola rolou na Macega trazendo os Almirantes ao campo da Ares Casa da Praia. Junto de seus familiares, foi possível desfrutar de um Mini Torneio de Futebol, com times formados por atletas Fuzileiros Navais, representantes do Navio-aeródromo Ligeiro de Minas Gerais (NAeL) e integrantes da Aviação Naval, que venceram o Torneio seguido de um churrasco.


De acordo com o Comodoro da ARES, CMG Marcos Araújo, eventos como esse só agregam ao Complexo Naval: “Ter pessoas queridas, em uma ocasião tão agradável como essa, é indescritível. Mais ainda pela presença de nossas famílias”, avaliou, durante abertura da cerimônia de premiação, sendo ratificado pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Paulo Ricardo Finotto Colaço: “Os jogos foram justos e valeu muito pela confraternização”, afirmou, mencionando também a satisfação da presença do Almirante-de-Esquadra (Refº) Luiz Fernando Portella Peixoto.


 

O JUBILEU DO GAIVOTA

Durante a noite, São Pedro da Aldeia se vestiu de ouro para comemorar os 50 anos da ARES Gaivota, em um Baile de Gala voltado a sócios e convidados. Além da festa com show de duas bandas musicais, o momento contou com solenidade que homenageou diretores antigos e atuais, dentre eles o Comandante da Força Aeronaval, CA Paulo Ricardo, o Chefe do Estado Maior da FoAerNav, CMG Fonseca Júnior, e o Gerente-Geral do AMN, CMG (RM1) Miguel Alcântara. Por meio de estande promocional, o Abrigo do Marinheiro ofereceu ao sócio a oportunidade de se associar ao AMN e ampliar sua rede de benefícios de forma gratuita, e além de ganharem brindes, um dos sócios levou para casa uma câmera de ação após se tornar também membro da Associação.


Há três anos no cargo, o atual Presidente do Gaivota, Suboficial Marco Alberto de Souza, se orgulha em participar de cinco décadas de lutas e vitórias, neste misto de sagas que culminaram na ARES Gaivota. “A área é de extrema importância para as famílias, uma vez que fica bem próxima das suas residências, das vilas. Este lugar é um refúgio, especialmente para aqueles que estão distantes de seus parentes e encontram aqui o aconchego de seus colegas, também junto a seus familiares. É imensurável o fator social de uma área recreativa”, explicita o Suboficial, ao se referir ao primeiro local social que a Aviação Naval, nascida menos de dois anos antes, teve em São Pedro da Aldeia.


Há quase 48 anos, o Sub Alielson da Silva, reformado como Segundo-Tenente, faz questão de participar de todos os eventos promovidos pelo Gaivota. Foi ele o primeiro a chegar ao Baile do Jubileu de Ouro e com emoção, lembrou de várias histórias vividas no espaço: “Vi minha família nascer e ser criada aqui. Depois que fui para reserva, senti um vazio muito grande. Quem ajudou a preencher foi o Gaivota. Aqui, de alguma forma, continuo me sentindo integrante da Marinha do Brasil”.


Ao longo da administração de 22 Diretores, o Centro Recreativo, que teve início apenas aos Suboficiais e Sargentos, e hoje congrega todas as Praças, é encarado como um modelo para as demais Áreas Recreativas, Esportivas e Sociais de acordo com o Gerente-Geral da Associação: “Neste Baile, que comemora o Jubileu de Ouro, estamos vendo o coroamento de um trabalho de 50 anos. E apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo País, é visível o esforço da administração para o resultado em grandiosidade desta festa. É notório também observar que o Gaivota caminha em uma trajetória crescente. Desde as instalações para o lazer até os eventos sociais, vemos como o sócio é priorizado e estimulado a frequência. Torcemos para que este Jubileu se repita, com o mesmo êxito, em todas as Ares do País”, afirmou o Comandante Miguel Alcântara.