Pular para o conteúdo principal

A Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM) recebeu, no dia 28 de julho, representantes da UNIMED-Rio, da Associação Abrigo do Marinheiro (AMN), da Administradora Qualicorp e da Fundação Amarcílio para realização de palestras. O Contra-Almirante Denilson Medeiros Nôga, Diretor da DASM e do AMN, contou um pouco da história da criação da associação em 1919, quando, no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, era oferecido abrigo  para os marinheiros que não tinham onde morar.

“Hoje, o AMN atua em todos os Distritos Navais, por meio de projetos sociais desenvolvidos com parte dos recursos advindos dos seguros de saúde, de vida, entre outros”, explicou. “O nosso público-alvo é a Família Naval, composta por militares, servidores civis, ativos e inativos, dependentes e pensionistas”.

O Diretor abordou, ainda, o conceito da Amazônia Azul, de modo a difundir a mentalidade marítima nos participantes do encontro. Após a apresentação do Almirante, ocorreu a palestra da Dra. Rosa Cerqueira da UNIMED-Rio. O propósito foi a apresentação da nova "Gestão de Saúde" da UNIMED, a fim de reduzir a sinistralidade (ocorrência de sinistros).

A médica abordou, ainda, o Espaço Para Viver Melhor, o qual, em seis meses, teve 371 atendimentos de beneficiários do AMN. “Nesse espaço, são oferecidas fisioterapia, reabilitação cardíaca e postural, coaching saudável, entrevista técnica bariátrica, entre outros”, disse.

A doutora apresentou, também, o Programa de Gestação Saudável, o qual tem encontros com psicólogos, dinâmicas de grupo, vídeos de orientação. Já são atendidas 47 pessoas vindas do AMN. A especialista tratou, ainda, do Programa de Gerenciamento de Crônicos. As doenças mais comuns, segundo a palestrante, incluem cardiopatia, hipertensão, diabetes. Além disso, foi criado, inclusive, de acordo com a médica, um aplicativo que oferece lembretes de medicamentos, enfermeira digital, marcação de consultas, entre outros serviços.

Informações adicionais sobre seguros diversos podem ser obtidas no Abrigo do Marinheiro pela página www.abrigo.org.br.