Pular para o conteúdo principal

Mais um meio de ano chegou e, junto com ele, as tão sonhadas férias para a garotada. E aproveitando esse embalo, a equipe do Projeto Adolescer uniu, mais uma vez, as turmas das unidades Penha (ARES-CMN) e São Gonçalo (ARES-SG), e realizou o Projeto Adolescer em Ação. A proposta visa desenvolver a comunicação e a integralidade dos jovens e foi exatamente isso o que aconteceu durante uma semana inteira de inúmeras atividades no período entre os dias 17 e 21 de julho.

Projeto Adolescer reunido


Na abertura da semana, os jovens participaram do cerimonial à bandeira, em um momento cívico, com a participação dos filhos dos militares da tripulação da Casa do Marinheiro. Durante o restante do dia 17 de julho, os jovens participaram de uma série de Oficinas que trabalharam o corpo e a mente, visando, prioritariamente, despertar aptidões e integração em cada um deles. Esportes recreativos não faltaram, claro. Além de futebol, o Adolescer em Ação contou com a Instituição Miratus, instituto parceiro que atua com o Badminton para a transformação social da sociedade. Mas as atenções se voltaram também às artes, como o teatro, a dança e a arte circense, com a participação da Cia Trinos, que se utiliza de uma linguagem e periféricos circenses para estimular o desenvolvimento comportamental, além de refletir sobre os processos formativos e temas relacionados aos adolescentes.

Adolescentes participam de oficina circense


No segundo dia de atividades, pela manhã, foi a hora de conhecer o Centro do Rio de Janeiro a pé com o Grupo Rio Free Walking Tour. Os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer pontos históricos do centro da cidade e de conhecer um pouco mais da história da antiga capital do Brasil. Na parte da tarde, os jovens não se espantaram com a chuva e ventos intensos. Foram recompensados e se encantaram com a modernidade e a fantasia proporcionadas pelo Museu do Amanhã, na Praça Mauá. Com alta tecnologia e autossustentável, o museu trouxe para a garotada experiências para ver, sentir e interagir.

Equipe e jovens posando para foto acompanhados doGrupo Rio Free Walking Tour 


Com certeza, o terceiro dia de ocupações foi o mais especial e emocionante, não só para a equipe multidisciplinar e a Gerência de Projetos Sociais das ARES-RJ e SG mas, também, para todos os adolescentes. Foi o dia de visitação à Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória (PNNSG), na Tijuca. Os adolescentes distribuíram abraços e sorrisos para os pacientes da clínica e brincaram com as crianças que estavam fazendo tratamento no dia. Uma criança foi inspiração para um jovem do projeto que se emocionou bastante com a menina. “Eu e meus colegas estávamos abraçando as pessoas, e então veio uma menina e me abraçou muito e aí ela disse que eu era muito fofo e queria que eu fosse embora com ela. Eu fiquei muito feliz e realizado com esse dia”, disse Marcos José Alves Júnior.

O trabalho da equipe do Adolescer é trazer um olhar de solidariedade para os jovens. “O que está acontecendo aqui hoje é uma continuação de um trabalho que começamos no ano passado, aonde nós visitamos instituições de crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade social e que vivem nessas instituições, que não têm família. E estamos tentando passar para os adolescentes do projeto solidariedade ao outro, nós queremos atingir o emocional do jovem, porque o emocional tem uma expressão que não tem valor e que agrega muito à vida das pessoas”, ressalta Kátia Cilene, Gerente de Projetos Sociais do Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro. Muito satisteito e contente, o atual Diretor da PNNSG, CMG(Md) Carlos Eduardo de Loureiro Araújo, solicitou a gerente Kátia Cilene a realização da ação "Alegria que contagia" nas demais policlínicas e ambulatórios subordinados ao Centro Médico Assistencial da Marinha (CEMAM).

Diretor da PNNSG, CMG(Md) Carlos Eduardo de Loureiro Araújo, acompanha a ação "Alegria que contagia" 


Na quinta feira, quarto dia de atividades, foi o dia mais fascinante e curioso para a meninada. Começou com a visitação ao AquaRio, aquário da cidade do Rio de Janeiro. Com imensos túneis que abrigavam desde grandes arraias e tubarões a lindos cavalos-marinhos, o AquaRio, também, apresentava Grutas Multimídias, onde os visitantes podem aprender e visualizar em 3D as mais diversas espécies marinhas. Na parte da tarde, foi a vez de conhecer o Espaço Cultural da Marinha e fazer o tão procurado Passeio Marítimo. Além de explorar um pouquinho mais da história do Rio, os jovens aprenderam ainda mais a história da Marinha do Brasil.

Jovens se divertem em frente ao AquaRio


E para fechar a semana de atividades com chave de ouro, no último dia foi oferecido uma sessão do filme Meu Malvado Favorito 3, em parceria com os cinemas Kinoplex, com direito a combo de pipoca e refrigerante. E durante a tarde, teve o encerramento com muita recreação e esportes na Unidade de São Gonçalo do Projeto Adolescer.

Projeto se reune para foto de encerramento da semana do Adolescer em Ação

A Assessora de Projetos Sociais com formação em Pedagogia e em Psicopedagogia, Cláudia Romão, acrescentou que a semana de atividades foi intensa e maravilhosa. “Nosso objetivo, além de incentivar a integração entre os adolescentes e o trabalho em equipe, também contempla os eixos temáticos que estamos trabalhando esse ano – O indivíduo e o Mundo – 1. Eu como ser social; 2. Direitos e deveres; 3. Lidando com as diferenças. O planejamento teve como foco trabalhar essas questões com os adolescentes”, explicou a pedagoga.

O Adolescer é um Projeto Social de atenção básica, que oferece atividades esportivas e educacionais, bem como passeios socioculturais, aos dependentes de militares, servidores civis, ativos e inativos, pensionistas da Marinha e, havendo a disponibilidade de vagas, aos filhos dos funcionários do Abrigo do Marinheiro. O objetivo das ações é aproveitar o tempo vago dos jovens adolescentes, ajudando no seu desenvolvimento cultural e social.

Adolescentes e equipe do Projeto se reúnem para foto em frente ao mural olímpico na região portuária do Rio