Pular para o conteúdo principal

Você realmente sabe o que é Educação Financeira? Muita gente acredita ser a arte de não gastar com o que mais gostam. Porém o consultor financeiro Adenias Gonçalves desmistificou esse fato na Palestra "Harmonização Financeira e Prosperidade", organizada pelo Projeto Social Educafi, realizada no dia nove de maio, no auditório do SASM (Serviço de Assistência Social da Marinha) em comemoração ao Dia do Trabalho, no dia primeiro. E na semana seguinte, o tema foi aprofundado na Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), onde foram promovidas rodas de conversas sobre investimentos.

No dia 9, visando garantir um futuro melhor para os colaboradores do AMN e a tripulação do Serviço de Assistência Social da Marinha, a assistente social do Departamento de Serviços Sociais do Abrigo do Marinheiro (DSS) responsável pelo Projeto Educafi, Melissa Monteiro, trabalhou em parceria com o consultor financeiro Adenias Gonçalves, promovendo uma palestra leve, bem-humorada e focada nos gastos e o respeito ao economia doméstica. “O intuito da palestra incentivar os funcionários a trabalharem a educação financeira, a importância da mudança de comportamento e o planejamento financeiro”, disse Melissa.

Adenias Gonçalves, o consultor financeiro, explicou que é muito comum perceber extremos: adultos que crescem achando que dinheiro cai do céu e outros que se esquivam em pagar um jantar. Mas o consultor deixou claro que prosperidade é questão de harmonia financeira. “O planejamento financeiro está focado em qualquer nível da sociedade, desde crianças nas escolas básicas até os colaboradores do AMN, por exemplo. Não fomos educados financeiramente nas escolas, o que traz débitos para a nossa vida adulta. Infelizmente, temos uma cultura de trabalhar para pagar contas e não para gerar patrimônio para que ele sustente nosso padrão de vida. Por isso a importância da educação financeira”, ressaltou o economista.

Vilair Rogério, motorista do DSS, achou interessante o AMN dispor a seus funcionários a palestra sobre Harmonia Financeira, pois o mesmo acredita que todos tenham condições de se autoanalisar financeiramente para se planejar e ter um futuro sem preocupações com as finanças. "Não é aprender a guardar dinheiro e sim aprender a gastar, se educar para fazer escolhas corretas nos momentos certos, esse é o ponto da harmonia financeira", relatou Rogério.

Especializando-se ainda mais no tema, o Educafi ainda participou de um evento do Núcleo de Assistência Social (NAS) da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), no dia 12 de maio. O encontro promoveu uma roda de conversas sobre investimentos e uma palestra com três especialistas em finanças: a professora doutora Valquíria Padilha, socióloga e professora da Universidade de São Paulo (USP), o mestre Thiago Barros professor de economia na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o funcionário do Banco Central, Luís Eduardo intermediado pela CC(T) Suzane.