Pular para o conteúdo principal

Histórias são verdadeiras artes. Grande parte delas, fontes inesgotáveis de sabedoria e meios de ampliar o conhecimento das crianças em relação ao mundo que as cercam. E foi exatamente o que aconteceu na Creche Pequenos Grumetes, em Niteroi, na última quarta-feira, 26/04. O Projeto Abrigo do Conhecimento desembarcou na creche para celebrar o mês dos povos indígenas, tradicionalmente comemorada no dia 19/04, dia do índio.

Visando fortalecer o conhecimento da criançada a respeito da cultura indígena, o evento na creche, além de histórias, contou com comidas e objetos típicos dos índios. A assistente social do Departamento de Serviços Sociais do AMN (DSS), Melissa Monteiro, enalteceu a importância da cultura dos povos nativos para construção da sociedade atual. “Muito da nossa cultura vem da tradição dos povos indígenas, como a alimentação, artes e músicas”, afirmou Melissa.

Com a missão de levar às escolas o conhecimento indígena, o produtor de eventos Denílson Baniwa, garante que a atual cultura dos índios não é mais como imaginamos. “Os indígenas de hoje em dia não são só aqueles que vivem nas aldeias. Eles estudam e trabalham nas cidades, com profissões que as pessoas não imaginam naturalmente”, confirma o produtor.

O supervisor da creche, professor Raimundo Nonato, exaltou a importância do Projeto Abrigo do Conhecimento na creche Pequenos Grumetes. “Nós, da creche, estamos muito agradecidos e achamos muito importante essa integração dos projetos sociais do AMN, principalmente com as nossas crianças”, disse o professor.