Pular para o conteúdo principal

Pacientes, familiares, equipe terapêutica e voluntárias, juntos em um só bloco

 

Dorival Caymmi dizia que quem não gosta de samba bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça ou doente do pé. Mas contrariando o compositor, no dia 24 de fevereiro de 2017, os internos da Unidade Integrada de Saúde Mental em Jacarepaguá (UISM) e os usuários do Centro de Atenção Diária (CAD) responderam no pé se unindo em um bloco de carnaval que espalhou alegria, vigor e muito ritmo por toda extensão da Unidade. Idealizado pela Diretoria da UISM em parceria com as Voluntárias Cisne Branco (VCB), que confeccionaram todas as fantasias, o evento teve como propósito a utilização da cultura popular para realização de uma grande integração social entre pacientes, familiares e toda equipe terapêutica.

 

Colaborando hoje como representante das VCB no CAD/UISM, Sheila Royo Soares de Moura foi a responsável pela criação de cada fantasia, assim como a caracterização de cada folião, junto às voluntárias Célia Fraga e Nina Rosa Lopes. Enquanto atuava nos bastidores, falou da expectativa gerada. “Estamos trabalhando há um mês em prol do bloco, escolhendo as fantasias com muita animação. E hoje é o dia D. Faremos nosso grito de carnaval com os pacientes praticando o que mais gostam de fazer aqui – cantar e dançar”, proclamou a fundadora das Voluntárias Cisne Branco.


Representante das VCB, Sra. Sheila Royos Soares de Moura caracteriza paciente para a folia
 

De acordo com o Diretor da UISM, CMG (Md) César Aurélio Serra, o principal papel da diretoria da Unidade é servir aos usuários, apoiando iniciativas que propiciem o mais adequado tratamento e a melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares: “É uma enorme satisfação poder oferecer à Família Naval, especialmente aos pacientes da Unidade Integrada de Saúde Mental e seus familiares, um momento de alegria, confraternização e interação entre eles, a equipe multiprofissional desta Unidade e as VCB, que aqui desempenham um trabalho notável, com muito amor e dedicação”.


Sras. Sheila Royos, Célia Fraga e Nina Rosa Lopes, VCB, ladeadas do Diretor da UISM, CMG(Md) Serra 

 

Outra participação fundamental ficou por conta do Bloco de Carnaval “Tá pirando, pirado, pirou”, formado por usuários e profissionais do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), que pelo segundo ano consecutivo abrilhantou o evento. “O interessante é ver que a banda é formada também por pacientes e terapeutas do Pinel e do IPUB, então é mais um exemplo de que é possível para cada um dos nossos pacientes”, declarou a Capitão-tenente (S) Bruna Gusmão, enfermeira que está na UISM há oito anos.


 

Bloco em festa no espaço de lazer do Centro de Atenção Diária (CAD)

 

A Unidade Integrada de Saúde Mental (UISM) possui o Centro de Atenção Diária (CAD), que, desde 2002, realiza atividades regulares com 42 pacientes. São homens e mulheres com idades entre 18 e 60 anos, portadores de transtornos psíquicos. Em 2010, as Voluntárias Cisne Branco foram responsáveis pela obtenção dos recursos necessários para construir um prédio que atendesse especialmente os pacientes com possibilidade de reinserção social. Em 2016, custeado pelo Abrigo do Marinheiro, foi inaugurada a área de lazer do Centro de Atenção Diária (CAD), o espaço que sediou a concentração dos foliões e que viabiliza atividades de lazer e interação social entre o grupo e demais colaboradores.


 

área de lazer do Centro de Atenção Diária (CAD). Custeado pelo Abrigo do Marinheiro