Pular para o conteúdo principal

Uma das maiores tradições no início do ano da Família Naval, a Colônia de Férias do Abrigo do Marinheiro (AMN) foi realizada neste mês pelo Departamento Regional do Rio de Janeiro, nos dias 9 a 13 na Casa do Marinheiro, na Penha, e de 16 a 20 na Área Recreativa Esportiva e Social (ARES), em São Gonçalo. Reunindo 100 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade, o lazer também se portou como ação social e arrebanhou pais e responsáveis dos participantes em uma série de palestras instrutivas, além de momentos que fizeram gente grande virar criança outra vez.

Tendo seu pontapé inicial na Casa do Marinheiro, a cerimônia de abertura foi conduzida pelo diretor do DRAMN-RJ, CMG(T) Ronaldo Lopes de Melo - em seu último evento a frente da CMN - sendo acompanhado pela Gerente de Projetos Sociais do referido Departamento, Katia Cilene. "Além de promover uma múltipla integração, nossa tarefa aqui é oferecer entretenimento, diversão e conhecimento", anunciou a Gerente.

 Refeições e atividades recreativas, desportivas, lúdicas e pedagógicas foram geradas pela equipe diante de uma série de planejamento prévio, mas este ano, a equipe multiprofissional a frente da colônia decidiu dar mais liberdade ao que a moçada gostaria de fazer. "De acordo com as demandas do grupo, algumas adaptações  no decorrer da semana foram feitas. Alguns participantes queriam atividades mais físicas, enquanto outros pediam mais jogos e brincadeiras", especificou a Assessora de Projetos Sociais com formação em psicologia, Camila Pereira, acrescentando: "Eles estão de férias! Todos têm obrigação de se divertir e nossa deliciosa tarefa é proporcionar isso a eles".

 Professores, recreadores e culinaristas contratados foram incentivados a trazer propostas sociopedagógicas em seus serviços para que, indiretamente, as atividades também transmitissem conhecimento para os colonins durante a ação. "É uma oportunidade ímpar, pois trata-se de um momento em que se aprende com prazer, e quando isso ocorre, o ensino é bem mais eficaz", explicou a pedagoga Cláudia Romão, Assessora de Projetos Sociais do AMN. 

Outra grande novidade ficou por conta da ativa participação dos pais, que além de acompanhar seus respectivos filhos,   foram agraciados com a novidade das atividades de recreação e entretenimento destinadas a eles. Notório perceber que eles souberam aproveitar a chance e espantaram o tédio e a monotonia. "Superaram todas as expectativas", vibrou Luciana Madeira, que participou das atividades, na Penha, ao lado do esposo, seus dois filhos e enteada. "Estava receosa, pois foi meu marido que nos inscreveu. Mas a equipe que encontrei aqui foi maravilhosa, tanto os professores quanto os outros pais", completou.

"Todas as atividades foram supreendentemente boas. Os exercícios trabalharam nossos corpos, que há muito tempo estavam parados. Até mesmo as temidas 'palestras' foram extremamente interessantes", declarou Sheila de Oliveira, uma das mães que participou da ação em São Gonçalo.

E como integrar era uma das palavras de ordem, algumas atividades foram feitas em conjunto entre os dois grupos. "A partida de Queimado entre pais e filhos, por exemplo, foi bastante animada. Podemos chamar de rivalidade saudável”, brincou o professor de Educação Física, Leandro Leal, estreante na Colônia.

A edição deste ano, pelo jeito, vai deixar saudade naqueles que, de alguma forma, fizeram parte e puderam compartilhar momentos de alegria nessa Colônia de Férias. "Participo da colônia desde os sete anos de idade. Mas desta vez foi mais que especial para mim, principalmente por causa dos monitores que tive", revela Yasmim Muniz de 13 anos, finalizando: "E queria que aumentasse o limite de idade para que eu ainda possa continuar participando por muitos anos".