Pular para o conteúdo principal

Fechando com chave de ouro suas atividades em 2016, o Projeto “Abrigo do Conhecimento”, do Departamento de Serviços Sociais do AMN no 1º DN, promoveu uma solenidade especial para premiar e homenagear os vencedores do I Concurso Poético "Machado de Assis". Sob a temática “Gentileza gera Gentileza e Consciência”, o evento foi realizado no auditório do Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM), em 8 de dezembro.

A primeira colocação ficou com o poeta SO-CI Júlio César Freitas da Silva, que como recompensa, ganhou um Tablet de última geração. “Esse tipo de iniciativa motiva servidores que tem esse dom de escrever passando sentimentos e emoções para o papel, sobretudo, em um ambiente de militarismo, como é o caso da Marinha. Foi muito bacana participar, e ver minha poesia sendo eleita a melhor, não tem preço”, declarou o vencedor.

Os segundo e terceiro lugares ocupados pelo SO-EF Marcio Santos Guimarães e pelo CC (IM) Marlon Cruz Ferreira, respectivamente, também foram premiados: um kindle para o vice e um vale-livro da Livraria Saraiva para o último integrante do “pódio”. Confira as poesias premiadas clicando aqui.

Os demais militares que tiveram suas poesias selecionadas para a etapa final foram: CB Eliab Xavier da Silva, SO MT Daniel Luis Valdevino, 1T(EN) Ricardo Moura Firmino, SO (RM1-PL) Jocimar dos Santos Pontes Alves, CB-PD Cleiton Cardoso da Silva, SO (RM1) João Luis Santos Cardoso e CB Darlan de Oliveira Grossi.

O concurso, que teve por objetivo incentivar à leitura e estimular a produção textual da Família Naval, fez referência ao Dia Nacional da Cultura (5/11), Dia Nacional da Gentileza (13/11), Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) e Dia do Marinheiro (13/12). “A poesia proporciona um contato com novos termos e, por conseguinte, garante uma melhora no vocabulário, escrita, além de instigar a reflexão e a imaginação”, ponderou o CC (T) Ronaldo Casal Amaral - Vice Diretor do Departamento de Serviços Sociais do Abrigo do Marinheiro (AMN).