Pular para o conteúdo principal

Talvez alguém não saiba, mas o mês de outubro possui um nobre valor para a cultura nacional. Nessa época do ano é comemorado o “Dia do Nordestino”, o “Dia Nacional do Livro” e o “Dia da Poesia”, datas extremamente importantes, que não poderiam deixar de serem registradas no cronograma do Projeto “Abrigo do Conhecimento”, cuja proposta é difundir, mensalmente, um evento temático para estímulo da arte e da literatura. Sendo assim, em 24 de outubro, no Museu Naval, o Departamento de Serviço Social (DSS) do Abrigo do Marinheiro (AMN) no 1ºDN proporcionou às crianças da Família Naval atividades inspiradas no mote “Literatura de Cordel e Cultura Nordestina”.

A atração principal ficou a cargo do “Circo Macaco Prego”, grupo que explora o universo lúdico das crianças com atividades que envolvem brincadeiras tradicionais, folclore, história, música, oficinas circenses e artes. “As características da banda são totalmente intrínsecas às tradições nordestinas, porque ela traz em seu repertório de apresentações uma abordagem infantil de manifestações artísticas populares típicas da região”, contou Melissa Monteiro, assistente social do DSS/AMN.

No intervalo, a solenidade ofereceu um lanche totalmente alusivo à culinária nordestina, juntamente a brindes e lembrancinhas distribuídos aos pequenos. Em todo o momento, a organização do evento ressaltou a importância da parceria com o Museu Naval, do Departamento Cultural do AMN, que além do espaço, concedeu uma visita guiada pelas suas dependências, recapitulando fatos históricos de maneira leve e bem-humorada - Cabe o registro de que o Museu Naval está localizado na Rua Dom Manuel, 15, Centro (próximo à Praça XV), Rio de Janeiro. E funciona de terça a domingo, das 12h às 17h.

Importante destacar também a participação dos responsáveis, que demonstravam a aprovação ao trabalho participando de cada atividade junto às crianças. “Esse tipo de iniciativa é excelente, pois tira um pouco essa garotada do mundo virtual e tecnológico, no qual eles estão cada vez mais inseridos, para trazê-los ao mundo real, onde a diversão e as brincadeiras são bem mais saudáveis e produtivas”, destacou Maria de Lurdes, que acompanhava o neto Bernardo, filho do Cabo Germânio.