Pular para o conteúdo principal

Conversar francamente, desprovidos de discriminações ou preconceitos, sobre o uso de substâncias químicas. Foi esse o principal propósito do Departamento de Serviços Sociais do AMN no 1ºDN ao realizar ontem (20) a "Roda de Conversa", oriunda do "Projeto Caminhos". Realizada no auditório do Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM), o diálogo versou sobre o uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas. 

A atividade conduzida pela psicóloga Roseana Ribeiro e a assistente social e socióloga Vera Azevedo, especialistas em dependência química, deu prosseguimento ao processo de desmistificação desse polêmico assunto, que vem desenvolvendo um atenuante e perspicácia na relação familiar acerca do tema.

Com êxito, o encontro visou, sobretudo, instrumentalizar os Núcleos de Assistência Social das Organizações Militares e seus respectivos profissionais (assistentes sociais e psicólogos) a proporcionar um atendimento à Família Naval desprovido de estigma e segregação. “Essa iniciativa é riquíssima, pois demonstra uma vontade de não só ter bons profissionais na Marinha, mas de manter esses bons profissionais. Esse trabalho retira rótulos e pudores para que o ser humano, ao invés de ser dispensado, seja recuperado”, avaliou Roseana Ribeiro, uma das palestrantes.

A superação do preconceito também foi posta em pauta na questão do procedimento de abordagem do usuário ou dependente, para que a ação possa conscientizá-lo da importância da ajuda e do apoio e, caso necessário, conduzi-lo ao tratamento.

O Projeto Caminhos visa colaborar com a promoção de qualidade de vida da Família Naval por meio de capacitação, informação, orientação e apoio aos militares e servidores civis da Marinha do Brasil, ativos e inativos, seus dependentes e pensionistas.