Pular para o conteúdo principal

Atualmente, o Projeto Adolescer, do Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro, possui 4 turmas divididas entre os núcleos da Penha (DRAMN-RJ) e São Gonçalo (DRAMN-SG). No entanto, aproveitando as férias da garotada, a proposta foi misturar e integrar todas essas turmas as transformando em uma só. Originou-se assim, o “Adolescer em Ação”, a proposta que visa integrar e desenvolver as potencialidades dos próprios jovens e que foi celebrada entre os dias 8, 9 e 10 de agosto.

Por meio de uma programação intensa, os jovens participaram de uma série de Oficinas que trabalharam o corpo e a mente e visavam, prioritariamente, despertar aptidões em cada um deles. Esportes não faltaram, claro, mas as atenções se voltaram também a disciplinas como Português, Matemática e Inglês; Artes como o Teatro e a Dança; Desenvolvimento de jogos eletrônicos, por meio da Oficina disponibilizada pelo Projeto “Favela games”, oferecida gratuitamente pela ONG Tunnel Lab; e visitas à Fortaleza de Santa Cruz, em Niteroi, e ao Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz.

No último dia, uma discoteca real surpreendeu os participantes. A iniciativa foi possível graças ao pai de um dos participantes, como explica a Gerente do Projeto Adolescer, Kátia Cilene: “Ele é DJ e resolveu nos trazer a proposta da discoteca. Aproveitamos e incluímos todos os outros pais na dança, ratificando assim nosso compromisso de incluir a família do Adolescente na execução do Projeto”.

 

A Assessora de Projetos Sociais com formação em psicologia, Camila Pereira, acrescentou que a intenção não foi apenas integrar os adolescentes de turnos e unidades diferentes, mas também propiciar uma conexão entre a equipe de profissionais do projeto. “O propósito geral desta ação é a integração. Juntos, poderemos pensar nos próximos objetivos de forma mais coesa, principalmente pela proposta de termos um objetivo central a ser trabalhado anualmente. Faremos isso juntos”, explicitou a psicóloga, acrescentando também que a Pesquisa de Opinião aplicada ao término da ação será trabalhada para que, em 2017, a atividade se adeque ainda mais aos participantes.

O Adolescer é um Projeto Social de atenção básica, que oferece atividades esportivas e educacionais, bem como passeios sócio-culturais, aos dependentes de Militares, Servidores Civis, ativos e inativos, Pensionistas da Marinha e, havendo a disponibilidade de vagas, aos filhos dos funcionários do Abrigo do Marinheiro. O objetivo das ações é aproveitar o tempo vago dos jovens adolescentes que estejam entre 12 e 18 anos (incompletos), ajudando no seu desenvolvimento cultural e social.