Pular para o conteúdo principal

Na última quarta-feira, 22 de agosto de 2012, os Associados Efetivos do Abrigo do Marinheiro estiveram reunidos em Assembleia Geral com o objetivo de eleger a nova mesa diretora da Associação e seus principais Conselhos. O encontro ocorreu no Auditório do Comando de Operações Navais do Edifício Tamandaré (1º distrito – RJ) e contou com a presença do Diretor do Pessoal Militar da Marinha (DGPM), Almirante-de-Esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca, que conduziu a abertura do evento.

Em caráter ordinário, foram eleitos os membros dos Conselhos para o biênio de 2012 a 2014. Para o Conselho Deliberativo, a mesa foi composta pelos Almirantes VA (FN) Carlos Alfredo Vicente Leitão (Presidente), CA (RM1) Marcus Vinicius Iorio Hollanda (Vice-Presidente), CA (Md) Sérgio Pereira (Secretário), CA Paulo Ricardo Médici (1º Membro) e CA (RM1-IM) Carlos Henrique Gomes (2º Membro). Entre os membros do Conselho Fiscal, empossados foram CMG (IM) (Md) Luiz Claudio Barbedo Fróes, CF (IM) Marcelo David Davis, CMG (IM) Marcos Oliveira Matos e CMG (IM) Sebastião Marcos Spolidoro. Já em Assembleia Extraordinária, fora apontado o CA Marcelo Francisco Campos para ocupar o cargo de Diretor Geral, deixado vago pelo CA Rodolpho Marandino.

“Estudamos junto ao Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, uma reestruturação do AMN. De tal ação, surgiu um novo estatuto, já registrado em cartório. E uma das medidas preconizadas é que teremos três categorias de Associados: os Sócios Efetivos, agora reunidos em Assembleia, que além do direito a voto serão os voluntários que terão a maior responsabilidade; os Sócios Participantes, todo o pessoal de Marinha que estiver associado; e os Sócios Vinculados, que são os dependentes. Estes últimos não precisarão votar”, explicou o DGPM AE Palmer Fonseca, acrescentado também que a necessidade de compor um novo Conselho Deliberativo e um Conselho Fiscal foram acarretadas pelas novas regras do Estatuto.

Reza o documento que o Conselho Deliberativo formar-se-á por cinco conselheiros, três deles Almirantes da ativa e dois da Reserva. Em discurso de abertura, AE Palmer salientou que, por constar no conselho um representante dos Fuzileiros Navais, um do Pessoal de Ensino e outro do setor de Saúde, o Deliberativo ganhará mais força e autonomia. Já o Conselho Fiscal permaneceu o mesmo, salvo pela inclusão de um representante da Diretoria de Saúde.

Em suas primeiras palavras após ser aclamado, Almirante Leitão declarou ser uma satisfação presidir o Conselho Deliberativo. “Como bom Fuzileiro, uma missão dada é missão cumprida da melhor forma possível. Com este mesmo espírito, espero contribuir para o AMN com a mesma responsabilidade, profissionalismo e transparência que são requeridos de todos os Oficiais de Marinha”, afirmou Leitão, que também explicitou aos presentes que o Conselho Fiscal atuará nas finanças da instituição, enquanto o Conselho Deliberativo será aquele que, em última instância, ratificará ou retificará decisões tomadas pelo Diretor Geral ou pelo Conselho Fiscal.

A mudança fundamental se abrigou na posse do novo Diretor Geral do AMN. O Associado Efetivo CA Marcelo Francisco Campos foi empossado no cargo, em caráter voluntário, para o cumprimento do mandato até o dia 18 de março de 2014. A nova Diretoria ainda é composta por CF (T) Sandra Helena de Oliveira (Diretora Administrativa), CMG (T) Aldner Peres de Oliveira (Diretora Social) e CF (IM) Jorge Luis Ferreira de Castro (Diretor Financeiro).