Pular para o conteúdo principal

No período de 12 a 16 de setembro, a Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM), em parceria com o Comando em Chefe da Esquadra (ComenCh), promoveu a Semana da Assistência Social na Esquadra, voltada para a divulgação de benefícios e atendimento à demanda social dos militares e servidores civis do Complexo Naval de Mocanguê, no Rio de Janeiro (RJ). Convidado a expor sua área social, o Abrigo do Marinheiro se representou por meio de um estande de divulgação e uma série de plenárias proferidas pelos responsáveis diretos de cada atividade.

O Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Celso Luiz Nazareth, participou da abertura do evento, que aconteceu no auditório do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão, e agradeceu a presença do Almirante Denilson Nôga, Diretor da DASM e da Associação AMN, diante de todos os benefícios que seriam apresentados no decorrer dos cinco dias. "De forma bastante incisiva, estamos buscando mostrar as possibilidades oferecidas ao nosso pessoal na área de assistência social. Queria ter nesse auditório os 14 mil homens que temos na Esquadra, mas infelizmente não é possível. Então, não adianta esse esforço tremendo se os senhores não forem multiplicadores do que aqui vai ser dito", enfatizou o VA Nazareth.

No primeiro dia do evento, a apresentação de cada programa da DASM, assim como a exposição da estrutura do AMN, ficou a cargo do Almirante Nôga. O Diretor palestrou a diversos Comandantes, imediatos e Elementos de Ligação das Organizações Militares assistidas. "Nossas pesquisas apontam que a divulgação é uma das fragilidades de nossos serviços, e essa ação visa combater isso. Aqui na Esquadra, atividade fim da Marinha, iremos ampliar o conhecimento dos programas sociais da DASM, dos Núcleos de Assistência Social e das facilidades oferecidas pelo AMN", sentenciou, acrescentando também que por meio de palestras educativas, outras deficiências apresentadas nas pesquisas também seriam visadas, como o endividamento e a dependência química.

A Gerente Social, CMG (RM1-T) Rosangela Alevato iniciou a preleção  do AMN retratando toda sua estrutura e programas sociais, explicando também como se daria a dinâmica de apresentação: "Estamos trazendo os encarregados de cada Projeto como forma de contato e aproximação do público na Esquadra. Esperamos ampliar o alcance de cada um deles e, quem sabe, tirar do papel outras ações com base nas necessidades aqui apresentadas", explicitou a Comandante.

Por dois dias desta semana, Gerentes e coordenadores de Projetos Sociais do AMN se revezaram em palestras que elucidaram questões atinentes a cada Projeto como finalidade, público-alvo, formas de ingresso e resultados. Os advogados Sílvia Ferrenho e João Frederico apontaram os auxílios dos Serviços Jurídicos; Professor Raymundo Nonato difundiu os resultados alcançados com o Centro Recreativo Infantil Pequenos Grumetes (CRIPG), alertando para o prazo de inscrição; a Gerente de Projetos Sociais dos DRAMN-RJ/SG, Katia Cilene, apresentou as vantagens oferecidas às famílias inscritas no Projeto Adolescer e divulgou a Colônia de Férias que acontecerá em janeiro; a Coordenadora do Departamento de Serviços Sociais do AMN no 1º DN, Bruna Marques, indicou os caminhos para se candidatar a bolsas para crianças em idade escolar, identificou formas se obter domínio de uma segunda língua e denotou projetos recém-criados como o Abrigo do Conhecimento, Educafi e Orientação Profissional; já os profissionais Daniele Martins e Raphael da Rocha, que atuam em caráter administrativo junto as Voluntárias Cisne Branco, expuseram as possibilidades do trabalho voluntário em favor da Família Naval.

Tendo em vista o elevado número de Pessoal que serve na Esquadra, até mesmo aqueles que não conseguiram vaga no auditório tiveram a oportunidade de se informar e esclarecer dúvidas por intermédio do estande do AMN instalado no Complexo Naval do Mocanguê.

Durante toda a semana, foram também explicados os caminhos de acesso ao atendimento no Núcleo de Atendimento Social do ComenCh e proferidas diversas palestras de cunho social como: "Liderança", "Atendimento ao Especial", "Guarda Compartilhada e Alienação Parental", "Violência Doméstica", "Educação Financeira", "Saúde do Homem", Prevenção ao álcool e cigarro", Qualidade de vida e a Reserva", Inatividade e pensão militar" e o encerramento ficou por conta da "Oficina anti-estresse".