Pular para o conteúdo principal

Na última terça-feira (18), o espaço do Projeto Adolescer, no DRAMN-RJ, mais uma vez foi sede dos encontros que estão sendo promovidos pelo Núcleo de Assistência Social do Comando-em-Chefe da Esquadra (NAS/ComenCh), em parceria com as Voluntárias Cisne Branco (VCB). Nesta ocasião, a solenidade abordou o tema “alimentação saudável”. Tais encontros visam conceder todo apoio psicológico e social aos familiares de militares que estão em missão na Força Interina das Nações Unidas no Líbano, mais conhecida como UNIFIL.


Sob o comando da nutricionista e Primeira Tenente, Flávia Marques, o evento não versou apenas sobre a questão fisiológica da alimentação saudável, mas procurou abarcar toda uma visão bio-psico-socio-cultural envolta ao tema. “Nosso objetivo foi trazer informações para que essas pessoas entendam que a importância da alimentação saudável não está restrita à questão da saúde física, ela é também é fundamental para a saúde mental e intelectual”, explicou a nutricionista.

Esse apoio dado em forma de assistência, acolhimento e transmissão de informações tem o propósito de atenuar o longo período de ausência de familiares. “Todo esforço prestado em prol desse apoio é de grande valia, pois ele é mútuo. Trata-se de uma troca de experiências e troca de informações, o que contribui para enriquecimento intelectual de todos”, avaliou a Primeira Tenente, acrescentando que outra finalidade é apresentar os qualificados profissionais da Marinha, como nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, a essas famílias. “Eles estão concentrados nas policlínicas e no Hospital Naval Marcílio Dias. Nestes locais, todos esses profissionais se encontram à disposição da Família Naval”, concluiu.


A Gerência de Projetos Sociais dos DRAMN-RJ/SG, também aproveitou para dar continuidade na divulgação do Projeto Adolescer e estreitar a parceria com os NAS/ComenCh. “Percebemos que muitos militares e seus respetivos familiares desconhecem os projetos do Abrigo do Marinheiro (AMN) e esse evento está dando sequência ao que foi feito mês passado, em referência ao Dia da mulher, cujo objetivo é duplo”, relata a Assessora de Projetos Sociais com formação em psicologia, Camila Pereira. “ O primeiro é do NAS/ComenCh em assistir os familiares dos militares em missão da Unifil e o outro é o nosso, de divulgar o Projeto Adolescer para esse público, além de, paralelamente, criar maiores laços com a equipe do NAS e potencializar o trabalho conjunto no sentido de projetos futuros”, finalizou.