Segundo o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o Brasil ocupa a 58ª posição no ranking dos melhores alunos com média em notas de ciências, matemática e leitura. A alarmante posição tem feito o Abrigo do Marinheiro, que tem como principal objetivo atender a toda Família Naval, maximize atividades de reforço escolar, por meio do Projeto Adolescer, durante o período em que a garotada esteja em sua unidade.
A professora de Matemática do projeto, Elisângela Silva, que atua no AMN desde 2014, destacou a importância do trabalho para o desempenho dos adolescentes. “As atividades lúdicas ajudam bastante no desempenho escolar. Muitos adolescentes chegam aqui com dúvidas e, principalmente em época de provas, realizamos um trabalho intensivo e particular com eles, tirando suas dúvidas, fazendo exercícios e revisando provas, funcionando como um reforço escolar divertido e eficiente. Não trabalhamos apenas com quadro e exercícios, utilizamos jogos e dinâmicas, estimulando o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes.”
A coordenadora dos projetos sociais do Abrigo do Marinheiro, Cristina de Almeida deixa explícita a importância social do projeto para os adolescentes e responsáveis, que devido ao trabalho, não podem estar junto aos filhos o tempo todo: “Os pais têm muito medo de deixar os filhos ociosos no período que não estão na escola ou em férias, por isso gostam de incluir os filhos no projeto. Vemos o resultado do projeto na inclusão social e no desempenho escolar desses jovens”, afirma.
O Projeto também impacta, positivamente, na vida social dos adolescentes, com um ambiente agradável, com muito verde, que proporciona uma tarde de aprendizado e diversão entre amigos. Maria Vitória Lustosa viu suas notas elevarem após o ingresso no Projeto. “Conheci novos amigos, o que me ajudou muito nos meus estudos e, principalmente, nas minhas notas. Aqui tenho um apoio muito bacana”, festeja a menina.
Saiba mais sobre o projeto Adolescer
Atualmente o projeto, que é voltado para adolescentes entre 12 e 17 anos, conta com unidades na Penha e em São Gonçalo, durante o turno da tarde. Durante o horário, de 13h30 às 16h30, são realizadas atividades esportivas e educativas como Informática, Atividades Socioculturais, Oficina de Dança, Reforço em Português, Matemática e Inglês, Visitas à Instituições Culturais e práticas de Esportes.
Para mais informações, entre em contato por meio dos telefones: (21) 2584-2400 (DRAMN/RJ – ARES/CMN); ou (21) 3707-0586 (DRAMM/SG – ARES/SG).
Texto e Foto: Leonan Nicolas Soares